Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

‘Havia uma expectativa da eficácia’, diz Ernesto Araújo sobre compra da cloroquina

De acordo com Araújo, o Ministério das Relações Exteriores foi responsável por regularizar o estoque do medicamento no Brasil a pedido do MS

‘Havia uma expectativa da eficácia’, diz Ernesto Araújo sobre compra da cloroquina

Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

BRASÍLIA, DF – Em depoimento à CPI da Covid que ocorre nesta terça-feira (18), o ex-chanceler Ernesto Araújo confirmou que o Ministério da Saúde solicitou a compra da cloroquina ao Ministério das Relações Exteriores. De acordo com Araújo, a pasta foi responsável para regularizar o estoque do medicamento no Brasil.

“Naquele momento, março, havia uma expectativa de que houvesse eficácia com o uso da cloroquina, não só no Brasil, mas no mundo. Os estoques de cloroquina baixaram e ajudamos a viabilizar. É um remédio necessário, usado para outras doenças crônicas, e o estoque havia baixado”, disse.

Leia mais: Pazuello aproveita o dia para descansar e garante estar pronto para depor na CPI

Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, questionou Ernesto Araújo sobre os testes com o medicamento. O ex-chanceler contou que houve testagem no hospital Prevent Senior, em São Paulo. “Mas na minha atribuição não recebi uma relação de testes realizados”, afirmou.

Ernesto Araújo depõe hoje e abre semana mais tensa na CPI da Covid

Nesta terça-feira (18), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 vai ouvir o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. O depoimento do diplomata abre a semana que promete ser a mais aguardada da comissão.

A convocação de Araújo atende a um requerimento dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O ex-ministro deve ser inquirido a respeito das relações diplomáticas com a China durante a pandemia. Cada senador terá um total de 15 minutos para inquirir Ernesto Araújo sobre suas ações frente ao Itamaraty.

(*) Com informações da Gazeta do Povo