Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Brasil

Dias antes de morrer de Covid, menino de 13 anos pinta quadros para pagar tratamento

A história de Daniel Neves é daquelas para fazer qualquer um refletir sobre o sentido da vida

Dias antes de morrer de Covid, menino de 13 anos pinta quadros para pagar tratamento

Foto reprodução Instagram

SALVADOR, BA – Um adolescente de Salvador, Bahia, viralizou nas redes sociais pouco antes de ser intubado. Daniel Neves, de 13 anos, lutando contra uma doença renal, pagava seu tratamento vendendo quadros que ele mesmo pintava. O momento foi registrado e compartilhado pela mãe, Cleidimar Vieira Melo Fagundes, 48.  Daniel sofria de um problema chamado rins policísticos e fibrose hepática.

A doença foi diagnosticada quando o menino ainda tinha oito meses de vida. Infelizmente, Daniel faleceu no dia 18 de maio por complicações da Covid-19, depois de 14 dias internado em Salvador.

 

Cleidimar filmou Daniel em sua cama, no quarto do hospital, com o auxílio de equipamentos para respiração e desenhando um cavalo sorridente no campo. Na parede do quarto, havia outros desenhos do menino; o cavalo foi sua última obra de arte feita.

A mãe de Daniel disse, em entrevista, que mesmo com a saúde frágil, o menino continuava alegre, dançando e pintando.

Leia mais Malta é o primeiro país da Europa a alcançar imunidade de grupo

“Mesmo no hospital, ele não abaixava a cabeça, ele estava pintando, fazendo dancinha, nunca abaixava a cabeça para a doença. Era uma criança que queria viver muito”, afirmou.

O velório e enterro ocorreram em Guanambi, cidade onde Daniel nasceu e morava antes de se mudar para a capital baiana. Daniel começou a desenhar e pintar quando estava internado por conta da doença renal.

menino qua pintava quadros para pagar tratamento renal

Foto reprodução redes sociais

Exposição

Em 2017, Daniel participou de uma exposição em Salvador e, com  a venda dos quadros a família arrecadou o dinheiro a fim de cobrir os gastos com uma cirurgia de transplante renal.

Daniel fazia hemodiálise desde 2015, quando os rins tiveram o funcionamento interrompido. Uma campanha de arrecadação na internet também foi feita para ajudar o garoto e a família. Um livro com a história do artista mirim está em pré-venda e o dinheiro seria utilizado no tratamento.

Nas redes sociais, artistas como Mariana Rios, Yanna Lavigne e o lutador Júnior Cigano lamentaram a morte do menino. No post de Mariana Rios, ela disse que Daniel “foi um anjo enviado por Deus para nos ensinar sobre afeto, alegria, luta e amor.”

daniel pintava quadros para pagar tratamento renal. morto por covid-19

Foto reprodução Instagram

 

“Que Deus conforte o coração de todos aqueles que ficam com a saudade da sua presença física. Pois seu espírito de luz sempre estará perto de nós. Meu abraço apertado a Cleidimar, mãe do Daniel e a toda família”, lamentou Rios.