Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Entretenimento

Humoristas amazonenses falam sobre ‘saudade’ dos palcos

O mundo da comédia sofreu uma grande reviravolta com a inserção da modalidade 'Stand-up Comedy'

Humoristas amazonenses falam sobre ‘saudade’ dos palcos

Fazer algo novo pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando uma das impossibilidades tira de você, o seu principal foco de trabalho. O mundo da comédia sempre muito elaborado, sofreu uma grande reviravolta com a inserção da modalidade Stand-up Comedy.

O humor de cara limpa, assim denominado pelos humoristas, foca em fazer rir sem os recursos elaborados da indústria convencional, apenas o artista e suas piadas.

Porém, essa missão de introduzir no cenário popular virou cena de filme, o isolamento social esvaziou as plateias dos teatros, bares e comedy’s club por todo o país.

Onde tudo começou

A história da Comédia em pé (tradução literal), na cidade de Manaus, começou em meados de 2015, quando um jovem universitário se viu extasiado ao assistir um show de comédia. Hoje, esse mesmo jovem se tornou referência para os comediantes que estão surgindo hoje.

“No início, a maior dificuldade que encontramos era fazer com que os empresários locais entendessem o que estávamos fazendo, chegamos até mesmo a pagar um combo para ter um espaço na noite para falar” disse Roger em entrevista ao Amazonas 1.

Motivado pela curiosidade, o humorista, repórter e atual sócio do maior comedy club da região norte, a Toca da comédia, resolveu se dedicar aos estudos sobre o assunto, tendo como referências os humoristas da cena nacional e regional.

Quando perguntado sobre qual a sensação de ser um dos pioneiros da nova face da comédia, Roger diz que felicidade resume bem toda a sensação que lhe vem a mente e ao coração.

O humorista é muito reconhecido nas redes sociais, com performances espetaculares como a do Blindado Entrevista e vendendo bala de mangarataia no avião, o que gera repercussão até os dias atuais.

Ainda em 2016, pouco tempo depois de ter iniciado na comédia, Roger conheceu um grande amigo, Júnior Santos que também entrou no movimento da comédia sendo um dos primeiros humoristas de stand-up no amazonas.

“A dificuldades em aderir a cultura das piadas no meio de shows musicais, isso fez com que criássemos mais força para mudar a cena da comédia”, disse Junior em entrevista.

Quando questionado sobre os efeitos da pandemia, o humorista foi bem sincero, “o quadro pandêmico prejudicou a muitos comediantes, tanto pelas perdas pessoais quanto pelas profissionais, pois o artista acaba perdendo muito, principalmente aqueles que dependem totalmente, a migração para a internet é algo difícil, principalmente para aqueles que são acostumados com o palco, o humor online é diferente do humor presencial”, afirmou Junior.

Ir para o virtual, foi a solução encontrada por muitos humoristas, porém, é unânime que todos prefiram exercer o calor do contato. A grande capacidade do ser-humano de se adaptar foi colocada a prova no mundo da comédia. Mas existem aqueles que fizeram da internet a sua cena.

Esta é a realidade do humorista Leandro Leitte, que se tornou febre nas redes, pelo seu humor excêntrico e único. Vídeos curtos ou mais elaborados, se tornaram a especialidade de Leandro.

No momento em que as pessoas estão mais sensíveis e apreensivas, por terem que administrar um turbilhão de emoções que o caos atual vem trazendo.

“A comédia cura as dores da alma”. afirmou o humorista Junior Santos.

Ao olharem para trás, a maior felicidade dos que escolherem desbravar essa área da comédia, é saber que aqueles que escolherem iniciar hoje, não precisarão passar por todas as dificuldades quanto os pioneiros. E ver que a cena criou pessoas que levantam bandeiras e as defendem também é gratificante, o Amazonas tem o primeiro comediante LGBTQI+ Dhi Miranda, que mostra a realidade do seu mundo através do humor.

Dhi também contou um pouco sobre seu início no mundo da comédia e ressalta a importância de existir comediantes que levantem e firmes lutas interpessoais utilizando os risos.

Juntos, somam mais de 25 mil seguidores no Instagram, com um humor regional e cada vez mais mostrando a face manauara para o Brasil e consequentemente para o mundo.

Atualmente, Roger Siqueira e Junior Santos são sócios no maior clube de comédia do norte, a Toca da comédia, a casa para os amantes de comédia em Manaus, Dhi Miranda também está em cartaz no clube. E todo esse tempo com os palcos vazios, trás a expectativa de que quando retornarem, muitas risadas serão compensadas.