Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Igreja processa Amazonas Energia e deve receber quase R$ 21,7 mil

A Justiça declarou a inexigibilidade do débito, oriundo de uma suposta recuperação de consumo realizada unilateralmente pela concessionária.

amazonas energia anel

(Foto: Divulgação/Amazonas Energia)

Manaus (AM) – A Igreja Batista Refúgio, localizada em Manaus, deve receber R$ 21.699,48 da Amazonas Energia após decisão judicial que reconheceu a cobrança como indevida. Conforme os autos do processo, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) acolheu os embargos de declaração e reformou a sentença para determinar a devolução do valor pago em dobro, com juros e correção monetária.

A Justiça declarou a inexigibilidade do débito, oriundo de uma suposta recuperação de consumo realizada unilateralmente pela concessionária. O termo significa que a administração tomou a decisão de cobrar o subsídio por conta própria, sem consultar ou permitir que o consumidor se defenda ou apresente sua versão antes da cobrança.

A decisão judicial confirmou, portanto, que a Amazonas Energia não apresentou evidências técnicas, como o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), para justificar a cobrança.

Além disso, a sentença destacou que a concessionária descumpriu os princípios do contraditório e da ampla defesa, exigidos pela Resolução Normativa ANEEL n.º 414/2010.

“A cobrança foi realizada de maneira unilateral, sem respaldo em perícia técnica e sem observância dos direitos do consumidor”, afirma o acórdão.

Condenação reforça direitos do consumidor

O Tjam condenou a Amazonas Energia a devolver os valores pagos pela igreja em dobro, com correção monetária pelo INPC e juros de mora desde a data da quitação. A decisão também confirmou a tutela de urgência concedida anteriormente e determinou o pagamento de custas e honorários advocatícios, fixados em 10% do valor do proveito econômico obtido.

Procurada, a Amazonas Energia ainda não se manifestou sobre a decisão. Os advogados da Igreja Batista Refúgio, Márcio Melo Nogueira e Mateus Ferreira Maia, ressaltaram a importância da sentença para garantir transparência e responsabilidade no fornecimento de serviços essenciais.

Veja o processo:

Igreja processa Amazonas Energia - Foto: Print/TJAM

Igreja processa Amazonas Energia – (Foto: Divulgação/TJAM)

 

 

LEIA MAIS: