Manaus, 8 de dezembro de 2024
×
Manaus, 8 de dezembro de 2024

Cidades

Indígenas cobram assistência durante visita do ministro da Saúde

Secretário de Saúde Indígena disse que o Ministério da Saúde avalia a construção de uma unidade específica para os indígenas dentro do Hospital Nilton Lins

Indígenas cobram assistência durante visita do ministro da Saúde

Um grupo de indígenas do Alto Solimões protestou em frente ao Hospital Delphina Aziz, na manhã dessa segunda-feira, 04, durante a visita do ministro da Saúde Nelson Teich.

Com cartazes nas mãos, os índios conversaram com o titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Robson Silva, que está em Manaus acompanhando Teich e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello.

 

Indígenas cobram assistência durante visita do ministro da Saúde

“A gente quer que os indígenas que estão no contexto urbano sejam reconhecidos. Em Santo Antônio do Iça são nove kokamas mortos, e eu não sei quantos estão notificados, porque pela Sesai não está. Eles precisam que o governo e o estado olhe por essas populações. Não tá vindo mais nenhum parente indígena para Manaus, nós precisamos de ajuda”, denunciou a indígena Vanda Ortega, da etnia Uitoto.

Segundo ela, as unidades de saúde indígena do interior não têm tido suporte para atender os doentes com o novo coronavírus.

Ela afirma que o estado já tem 23 indígenas mortos pela Covid-19, nove apenas em São Gabriel da Cachoeira.

Em resposta aos protestos, o secretário da Sesai afirmou que tem conhecimento desses problemas, que segundo ele, foram herdados de governos anteriores, mas não justificam a atual desassistência.

“Estamos aqui exatamente para ouvir as demandas. Tudo que você falou é verdade, é real, e são problemas que nós herdamos”, disse.

O secretário disse, ainda, que avalia junto ao Ministério da Saúde a construção de uma unidade específica para os indígenas dentro do Hospital de Retaguarda da Nilton Lins.

“Nós vamos sair daqui com uma solução. A nossa ideia é separar uma ala inteira, dentro do Hospital da Nilton Lins para atender vocês”, afirmou.