Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas após ameaças de morte

O indigenista é experiente e conhece bem a região, o que descarta a possibilidade dos dois terem se perdido

Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas após ameaças de morte

Foto: Reprodução

Manaus – Há mais de 24 horas, o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, estão desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas. Os dois faziam o trajeto de barco entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, e deveriam ter chegado no município no domingo (5), o que não aconteceu.

A informação foi divulgada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), nesta segunda-feira (6), e afirma que o indigenista estava recebendo ameaças de morte.

Ambos foram vistos pela última vez na comunidade São Rafael, onde conversaram com a esposa do líder comunitário local. Após isso, saíram rumo a Atalaia do Norte, uma viagem que dura cerca de duas horas, mas não chegaram ao destino final.

Leia mais: Manaus amanhece com forte neblina e temperatura atípica

“Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relatos dos colaboradores da Univaja, a equipe recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas a demais membros da equipe técnica da Univaja, além de outros relatos já oficializados para a Policia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga, ao Conselho nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International”, diz a nota divulgada.

Através das redes sociais, o editor de meio ambiente do jornal The Guardian também falou sobre o assunto e pediu ajuda das autoridades brasileiras no caso.

Foto: Reprodução

Leia mais: Bolsonaro quer retornar a Manaus no fim do mês

Desde 2018, os dois realizam expedições juntos na região. Ainda conforme a Univaja, o indigenista “experiente e profundo conhecedor da região, pois foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos”.

O jornalista inglês está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Dom Phillips mora em Salvador e faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para outros veículos como Washington Post, New York Times e Financial Times.

A Polícia Federal informou que o desaparecimento dos dois já está sendo investigado e que novas informações vão ser divulgadas quando disponíveis.