Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Infectologista aponta maior risco de infecção por covid em Centros de Testagem

Nas últimas 24h, foram registrados quase 5 mil casos da doença em Manaus; infectologista diz que mais pessoas podem se infectar na testagem

Infectologista aponta maior risco de infecção por covid em Centros de Testagem

Foto: Reprodução/Vídeo

MANAUS, AM – A capital amazonense tem sofrido com o aumento de casos da covid-19, e outros vírus: influenza, gripe, e outros. Além da superlotação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais e prontos-socorros.

O Amazonas e Manaus vivem uma explosão de casos do novo coronavírus; nas últimas 24h, foram quase 5 mil registros da doença. As internações também saltaram e já são quase 500 em todo o estado.

Os últimos dias têm sido de correria por parte da população em busca de testes para identificação da doença. Nas farmácias de Manaus já está bem difícil encontrar, o que tem levado muitas pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde.

No Centro de Testagem do Studio 5, a fila também é grande. O Portal Amazonas1 realizou uma reportagem no local e constatou a superlotação no ambiente, que dava voltas fora do local.

O primeiro Centro Municipal de Testagem para Covid-19 foi aberto no último dia (12). O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou a funcionar no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul da capital, com a oferta gratuita de teste rápido de antígeno e, nos próximos 15 dias, deve operar de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Já nesta quarta-feira (19), foi aberto o segundo ponto de testagem no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-sul. O centro funciona de 9h às 19h, de segunda a sábado. Neste primeiro dia, uma fila com milhares de pessoas em busca de testes para a covid-19 gerou aglomeração e tumulto.

Segundo o governo e a prefeitura, no local há 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do Centro de Convenções. O local também oferece teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para covid-19, além de notificação.

O que diz o especialista

Para o médico infectologista Nelson Barbosa, a melhor conduta do Estado e prefeitura seria colocar um centro de testagem por zona. Isso evitaria a aglomeração e agilizaria o processo de não se fazer superlotação nas unidades de atendimento.

“Um teste em cada zona seria o correto, descentralizaria essa aglomeração. Mas, entendemos que os gestores de saúde não têm a capacidade humana para isso, mas seria a melhor coisa. Acredito que seria até a hora de pedir auxílio do governo federal para tentar conter essa onda”, afirmou o infectologista.

“Não é só pessoas assintomáticas que transmitem, as vezes tem pessoas com pequenos sintomas que estão com vírus e não sabem, e aí, transmitem para as demais”, disse.

“A pessoa pode ir saber se está com a influenza, chegando lá está com a covid e já transmitiu ou recebeu, por estar na aglomeração, mesmo sendo um centro de testagem”, finalizou Barbosa.

Leia mais: Multidão lota o Vasco Vasques em busca de testagem para Covid: veja onde testar

testagem