Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Instabilidade de internet perdura nesta quinta-feira no AM e usuários reclamam

O problema gerou insatisfação a outras pessoas que utilizam o serviço, que afirmaram atrasos em suas atividades.

Instabilidade de internet perdura nesta quinta-feira no AM e usuários reclamam

Instabilidade de internet (Fotos: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – Um cabo de fibra óptica rompeu em um trecho da BR-319, nessa quarta-feira (15), durante o feriado de Proclamação da República, e trouxe instabilidade na internet para o Amazonas e Porto Velho (RR).

Devido à instabilidade, a população manauara reclamou do problema nas redes sociais e também no comércio de Manaus. É o caso de Wladimir Rodrigues, design gráfico, que trabalha diretamente com internet. O design gráfico relata que a instabilidade fez suas atividades comerciais atrasarem.

“Um serviço que leva vinte minutos para ficar pronto, levou mais de uma hora de impressão porque toda hora ficava caindo a internet, já que hoje, o meu maquinário funciona por WiFi. Alé disso, meus serviços e orçamentos atrasaram. A gente paga caro por um serviço que não está compensando, lembrando que a internet na região já é de péssima qualidade”, relata.

O problema gerou insatisfação a outras pessoas que utilizam o serviço. Nadja Avelino trabalha em regime home office e conta que, sem internet, não há como provar que estava realmente trabalhando.

“O seu chefe não quer saber se faltou internet na sua casa, ele quer resultados e, sem o serviço, como é que vou trabalhar? Até para enviar um e-mail informando o porquê dos atrasos na entrega dos serviços, não dá para fazer. É chata uma situação dessa, mas no final do mês, a conta vai estar lá, não terá desconto dos dias que não teve internet”, afirma Nadja Avelino.

Explicação

A instabilidade, segundo Jesaias Arruda, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), causada por um rompimento do cabo de fibra óptica em um trecho da BR-319, fez com que o tráfego de internet fosse transferido/desviado para as operadoras TIM, OI e para o Linhão de Tucuruí por meio de links.

Ainda conforme o vice-presidente, a Embratel possui algum tipo de problema no Amazonas, pois o impacto no estado é muito grande, uma vez que todas as outras operadoras sofrem quando acontece instabilidade, mas a Claro, que possui maior cobertura na região, é a mais afetada.

Questionado sobre quando o problema será resolvido, o vice-presidente da Abranet disse que apesar do fornecimento dos serviços ser retomado no mesmo dia, continua apresentando inconsistências até o momento.

Devido aos vários apagões que ocorreram somente neste ano, 20 no total, a Abranet cobra ações, não apenas das operadoras que atuam na Região Norte, mas do governo e todos os entes envolvidos, para a revisão da infraestrutura de telecomunicações dos estados de Amazonas e Roraima para que episódios dessa natureza não se repitam ou sejam recorrentes.

Em nota ao Portal AM1, a Abranet destaca que “esse cenário precisa mudar, já que o país tem promovido ações para ampliar a conectividade na região, como o Programa Norte Conectado, lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos com investimentos totais na ordem de R$ 1,3 bilhão”.

LEIA MAIS: