Manaus, 22 de maio de 2024
×
Manaus, 22 de maio de 2024

Cidades

Instabilidade nos serviços da Claro deixa Manaus ‘no escuro’

Operadora tem histórico de falhas de transmissão e instabilidade dos serviços

Instabilidade nos serviços da Claro deixa Manaus ‘no escuro’

Serviços de telefonia móvel, banda larga e sinal de TV sofreram oscilações em Manaus (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

Instabilidade nos serviços da operadora Claro deixou Manaus “no escuro”, por horas, na manhã e início da tarde deste domingo (5). A operadora teve problemas detectados na telefonia móvel, banda larga e sinal de TV. Pelo seu canal de suporte ao cliente informava que até às 15h teria os serviços normalizados na região.

Histórico

Há pouco mais de um mês, em 03 de fevereiro, clientes das operadoras de telefonia, em Manaus, relataram novamente falhas na transmissão e instabilidade nos serviços. Segundo a Agência Brasil, problemas na prestação de serviço têm se repetido nos últimos meses na capital amazonense.

‘Reparação por danos coletivos’

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), ingressou com uma Ação Civil Pública contra a empresa Claro S.A. por causa do apagão de telefonia móvel e internet, registrado em março do ano passado. A ação pede que a empresa seja condenada a pagar R$ 3 milhões para reparação por danos coletivos.

Em maio de 2022, o Instituto de Defesa do Consumidor do Estado notificou a Claro/NET. O órgão já havia multado a empresa em R$ 3,6 milhões por um apagão de sinal ocorrido em fevereiro. Em março, o Procon notificou a Vivo e a Tim por conta dos apagões de internet e de telefonia.

De acordo com a Associação Brasileira de Internet, 83% dos usuários da Região Norte têm acesso à internet, sendo que 18% acessa exclusivamente pela rede móvel e 20% apenas por Wi-Fi. 

LEIA MAIS: