Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Invasões são desarticuladas pelas forças de segurança em Manaus

As 'invasões' identificadas em bairros da zona Norte, Oeste e Centro-Oeste da capital tinham em comum crimes contra o meio ambiente

Invasões são desarticuladas pelas forças de segurança em Manaus

Foto divulgação

MANAUS, AM – Forças de Segurança impediram seis tentativas de ocupação ilegal de terras em Manaus até abril deste ano. As “invasões” identificadas em bairros da zona Norte, Oeste e Centro-Oeste da capital tinham em comum crimes contra o meio ambiente e o comando de integrantes do tráfico de drogas.

A invasão José de Alencar, no Tarumã, zona Oeste, foi desarticulada em fevereiro por meio de uma ação conjunta da Secretária de Segurança (SSP-AM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Supostos traficantes estavam realizando a ocupação.

A estratégia é lotear as áreas e revender para pessoas mais carentes, como explicou o secretário de segurança Cel Louismar Bonates. Após o venda, as famílias passam a pagar taxas abusivas tanto para a ocupação do terreno quanto para as milícias.

Leia mais Procura-se: polícia caça assassinos de PM em Manaus e pede ajuda

“Nessa semana, já é o terceiro foco de invasão que impedimos de implantar na cidade. Qualquer foco de invasão, informe para que a polícia vá lá e não permita que continue. Não são apenas pessoas que estão precisando, elas estão sendo usadas pelo tráfico, aí depois da invasão implantada, eles têm de pagar para o tráfico”, completou Bonates.

O Monte Horebe, na zona norte, desocupada pelo governo em 2020 passou a ser alvo de criminosos novamente. Em fevereiro de 2021 a polícia militar flagrou um grupo desmatando a área e demarcando lotes de terra.

“Esses criminosos acabam obrigando as famílias a pagar taxas de moradia para os traficantes, impondo o medo. Vamos impedir! Não haverá novas invasões”, disse o secretário de segurança.

Autoridades ainda identificaram quatro ocupações ilegais, que foram desarticuladas  em abril. Na maioria das vezes, o flagrante ocorria no momento do desmatamento. Trinta pessoas foram vistas desmatando uma área verde na rua Acapulco, na Cidade Nova, zona norte. O trio suspeito de liderar a invasão foi preso, existe uma suspeita de que todos tenham envolvimento com o tráfico de drogas.

Na quinta-feira (22), três criminosos foram detidos e com eles 14 armas de fogo apreendidas.

O arsenal bélico foi descoberto por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) e estava na posse de um traficante investigado por comandar invasões de terra na capital.

Denúncias

Qualquer pessoa pode denunciar focos de invasão para a polícia, no momento em que os grupos estão ocupando a área e praticando crimes ambientais.

As denúncias podem ser feitas pelo 181, o disque-denúncia da SSP-AM, ou ainda pelo site da Secretaria no www.ssp.am.gov.br. Chamadas de emergência devem ser feitas ao telefone 190.

 Datas e locais de invasões desarticuladas

18 de fevereiro – José Alencar (Tarumã)

24 de fevereiro – Monte Horebe

6 de abril – Cidade Nova

18 de abril – Nova Cidade

18 de abril – Monte das Oliveiras

22 de abril – Planalto

(*) Com informações da assessoria