Manaus, 29 de abril de 2025
×
Manaus, 29 de abril de 2025

Cidades

Ipês florescem e deixam Djalma Batista mais atraente

A floração dos ipês ocorre desde 2015, quando as primeiras mudas foram plantadas na avenida; além disso, as árvores ajudam a amenizar a temperatura da cidade.

Ipês florescem e deixam Djalma Batista mais atraente

(Fotos: Maiara Ribeiro/Portal AM1)

Manaus (AM) – O calor amazônico fez a avenida Djalma Batista ficar mais bonita nesta quarta-feira (31), pois os ipês plantados há cerca de 10 anos floresceram e deram um brilho especial à capital do Amazonas.

 

A floração de ipê é conhecida por deixar a paisagem vistosa e colorida, já que as suas cores variam entre branca, amarela, rosa e roxo, estes últimos são os mais raros de se encontrar, pois dependem da sua distribuição geográfica limitada ou das condições específicas do seu crescimento.

As árvores ajudam a amenizar a temperatura das cidades, uma vez que as suas folhas garantem sombreamento para a população, resultando em mais conforto para os pedestres que trafegam pelas avenidas. Em Manaus, as árvores que cresceram já oferecem sombra para os manauaras.

Outro benefício que os ipês trazem para as cidades é que as mudas conseguem absorver o dióxido de carbono e liberam o oxigênio para melhorar a qualidade do ar, por isso as prefeituras tomaram a iniciativa do plantio nas principais avenidas das cidades, a começar pelas capitais.

Inclusive, esse é um dos pontos que tem sido bastante discutido entre a população manauara depois que Manaus foi listada como uma das cidades brasileiras que menos possui arborização. Nesse sentido, organizações não governamentais e até mesmo a Prefeitura de Manaus incentivam, em eventos sociais, a plantação de árvores.

As árvores podem variar no tamanho, dependendo das especificidades de cada espécie, por exemplo:

  • Ipê-Amarelo (Handroanthus albus): Pode atingir entre 7 a 16 metros de altura;
  • Ipê-Roxo (Handroanthus impetiginosus): Geralmente atinge entre 8 a 15 metros, mas pode chegar até 30 metros em condições ideais;
  • Ipê-Rosa (Handroanthus heptaphyllus): Pode crescer entre 8 a 20 metros;
  • Ipê-Branco (Handroanthus roseo-albus): Normalmente atinge entre 7 a 16 metros de altura;
  • Ipê-Verde (Cybistax antisyphilitica): Geralmente cresce entre 5 a 15 metros de altura.

 

LEIA MAIS: