Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Famosos

James Cameron diz estar chocado com semelhanças do Titan com Titanic

O diretor revelou que em uma de suas 33 expedições aos destroços, chegou a ficar preso no fundo do mar durante 16 horas.

James Cameron diz estar chocado com semelhanças do Titan com Titanic

Bastidores do filme Titanic (Foto: Reprodução)

O diretor James Cameron, que fez o filme Titanic, e também é um dos maiores especialistas no mundo sobre o navio que afundou em 1912, revelou, em uma entrevista à ABC News, estar chocado com a semelhança dos casos.

“Estou chocado com a semelhança com o desastre do Titanic em si, no qual o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio, e no entanto continuou a toda velocidade em um campo de gelo”, disse o diretor.

Cameron desenvolveu vários submersíveis e disse que foi três vezes mais fundo que o Titanic, portanto, sabia exatamente dos problemas do submarino que implodiu com as cinco vítimas.

Em 2014, ele foi com um submersível e registrou sua visita à Fossa das Marianas, considerado o local mais profundo do oceano, quase 11 mil metros abaixo da superfície.

“Muitas pessoas da comunidade estavam preocupadas com este submarino e até escreveram cartas à empresa dizendo que o que eles estavam fazendo era muito experimental e que precisava de certificação.”

Durante a entrevista, Cameron disse que era próximo de um dos passageiros do Titan. “Paul-Henry Nargeolet, o lendário piloto francês, é um amigo meu”, falou o cineasta. “É uma comunidade muito pequena. Eu o conheço há 25 anos. Que ele tenha morrido dessa forma trágica é quase impossível de processar.”

33 expedições

O diretor, ainda, revelou que em uma de suas 33 expedições aos destroços, chegou a ficar preso no fundo do mar durante 16 horas e acreditou que iria morrer.

Quem soltou a informação foi o youtuber mexicano Yordi Rosado, durante uma entrevista com o ator Alan Estrada, nesta semana.

Rosado, que também é um apaixonado pela história do navio, contou no vídeo que Cameron, numa de suas descidas, ficou preso por 16 horas. “Há correnteza lá embaixo. James Cameron foi lá 33 vezes, e uma correnteza o prendeu à popa do Titanic.”

E continua: “Eles [Cameron e o restante da tripulação] ficaram presos por 16 horas até a água mudar de direção. Eles não conseguiam sair de lá”.

Conforme explica o mexicano, o maior perigo de ir até o Titanic é ficar preso em algo lá embaixo: “Você desce, se despede de todo mundo, porque não tem como alguém ir lá te resgatar. São 3.800 metros [de profundidade]. Não há outro submarino no mundo que possa descer para te resgatar. E, se houver um, você vai morrer antes de ele chegar”.

Cameron foi tantas vezes aos destroços do navio para entender melhor o que houve para fazer o longa-metragem, porém, admitiu que foi mais por conta de sua paixão pelo tema.

Ele mesmo disse, em entrevista à revista Playboy, em 2009, que “fiz Titanic porque queria mergulhar até os escombros, não porque queria fazer o filme”.

Segundo o diretor, o Titanic “é o Everest dos destroços, e eu queria fazer a coisa direito. Quando soube que algumas pessoas foram até o Titanic para fazer um filme para o Imax, eu disse: ‘Vou fazer um filme de Hollywood para pagar pela expedição e farei igual a eles [aos outros mergulhadores]’. Adorei o gosto de descer lá e quis ir mais vezes”.

Titanic se tornou um dos filmes mais bem-sucedidos da história do cinema. Lançado em 1997, o longa arrecadou 2,2 bilhões de dólares e ganhou oito estatuetas do Oscar, incluindo as de Melhor Filme e de Melhor Direção.

(*) Com informações do R7

 

LEIA MAIS:

EUA confirmam mortes de passageiros de submarino desaparecido

Destroços são encontrados em áreas de buscas de submarino

Submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic desaparece