Manaus, 4 de outubro de 2024
×
Manaus, 4 de outubro de 2024

Cenário

Janaína Chagas evita críticas a vereadoras e quer aumento da bancada feminina na CMM

Ao Portal AM1, ela afirmou estar confiante no crescimento da bancada feminina na CMM nas próximas eleições, destacando que fará parte dessa renovação.

Janaína Chagas evita críticas a vereadoras e quer aumento da bancada feminina na CMM

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – A convidada do programa Cenário Político desta quinta-feira (19) é a candidata a vereadora Janaína Chagas (PMB), ex-gestora da extinta Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Durante a entrevista, ela evitou críticas às atuais vereadoras e afirmou estar confiante no crescimento da bancada feminina na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas próximas eleições, destacando que fará parte dessa renovação.

“A gente precisa ter representatividade. A mulher precisa estar lá e eu acredito que, nessa Legislatura, a gente vai crescer. Não tanto quanto gostaria, mas eu acredito que a gente deva eleger pelo menos umas seis mulheres ou mais; essa é a minha aposta. […] Eu tenho certeza que eu o Partido da mulher Brasileira (PMB) vai fazer uma mulher vereadora [neste ano]. Eu sei que essa questão da máquina pública faz a diferença, mas nós não elegeremos só um vereador. Nós elegeremos dois ou três e eu serei, senão a primeira, uma dessas três vagas”, afirmou Chagas, destacando a importância da ocupação das vagas femininas na Casa legislativa.

Confira:

 

Chagas revelou, ainda, que, se eleita vereadora, tentará ocupar a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) por acreditar que tem o perfil e a experiência necessária para o posto.

“Se a gente puder ter a presidência da Câmara, a gente vai ter muito mais possibilidades de gerir, pois eu sou gestora. Então, eu não tenho dúvidas. Se a gente puder ganhar o voto dos nossos pares para chegar lá.”

Não representam

Indagada sobre quais nomes da atual configuração do Parlamento Municipal não deveriam retornar em 2025, Janaína Chagas foi enfática e não escondeu o seu descontentamento com a falta de atuação de alguns parlamentares. Segundo ela, Dione Carvalho (Agir), Alonso Oliveira (Agir) e Sassá da Construção Civil (PT) não a representam, e, portanto, deveriam estar fora da próxima Legislatura.

“Não conheço o trabalho do Dione Carvalho, então, para mim, ele não fez o dever de casa, não fez o trabalho e seria uma pessoa que eu tiraria. Da mesma forma, o Alonso Oliveira. Não conheço o trabalho dele, não o vi representando o povo como eu acredito que a gente deve representar. E tem um outro que não me representa, é o Sassá da Construção. Não é o perfil que tem o meu voto, que tem a minha admiração. Então, estão aí três vereadores, homens, com certeza, porque a gente vai lá e coloca três mulheres no lugar deles”, argumenta.

 

Defende a castração química

Ao Portal AM1, Janaína Chagas afirmou ser defensora da castração química para criminosos condenados por estupro de vulnerável, em especial. Segundo ela, se eleita vereadora, aspira pressionar com mais veemência os deputados federais da bancada amazonense em Brasília, pois acredita que essa punição pode combater o que classificou como “abusadores vagabundos”.

Assista:

Assista à entrevista completa aqui.

 

LEIA MAIS: