Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Mundo

Japoneses pedem um minuto de silêncio nas Olimpíadas por vítimas de bomba atômica

A homenagem aconteceria no mesmo dia e horário em que a bomba foi jogada, em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial

Japoneses pedem um minuto de silêncio nas Olimpíadas por vítimas de bomba atômica

Foto: Agência Brasil

SÃO PAULO, SP – Ex-prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, 78, lançou uma petição online pedindo que haja um minuto de silêncio durante a Olimpíada de Tóquio para lembrar as vítimas da bomba atômica lançada na cidade em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

No pedido, a homenagem aconteceria no mesmo dia e horário (8h35, no horário local) em que o ataque aconteceu. A data do bombardeio a Nagasaki, 9 de agosto, já não formaria parte do período da Olimpíada, que será encerrada na véspera.

Leia mais: Aos 13 anos, Rayssa Leal busca lugar mais alto do pódio em Tóquio

Na semana passada, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, visitou Hiroshima em meio à oposição de alguns sobreviventes da bomba atômica que disseram que a viagem havia tido motivação política.

“Ele não deve ter objeção à importância de espalhar a mensagem de Hiroshima e Nagasaki ao mundo”, afirmou o ex-prefeito, em entrevista à agência Kyodo News. “Se não agirmos em 6 de agosto, que ocorre durante os Jogos, não teremos o direito de celebrar [a Olimpíada] um festival de paz”, acrescentou Akiba.

(*) Com informações da Folhapress

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter