
(Fotos: Divulgação CMM/Montagem/Arte AM1)
Manaus (AM) – Em três meses de trabalho do ano de 2024, os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) já faltaram 71 vezes as sessões ordinárias que são realizadas todas as segundas, terças e quartas-feiras. Os mais faltosos são: João Carlos (Republicanos) e Raiff Matos (PL).
Durante os meses de fevereiro, março e abril a Casa Legislativa realizou um total de 34 reuniões. No mês de fevereiro aconteceram oito sessões; em março foram registradas 12 reuniões e em abril mais 14.
As informações foram consultadas pelo Portal AM1 nos dias 13 e 14 de maio, após a frequência do mês de abril ter sido disponibilizada no Portal da Transparência da CMM, especificamente no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Todas as 71 ausências registradas no período analisado pela reportagem foram justificadas pelos parlamentares, ou seja, não serão descontadas em suas remunerações, de acordo com o Regimento Interno da Câmara.
Campeão
De acordo com os dados, o vereador de primeiro mandato, João Carlos, faltou sete sessões entre janeiro e abril, conquistando o lugar de ‘campeão’ quando o assunto é ausência no trabalho.
Em fevereiro, João não faltou a nenhuma das oito sessões; em março ele se ausentou duas vezes pelo motivo ‘AJ2’, que é por ‘motivo de força maior’.
Já em abril, o vereador bateu o próprio recorde, faltando a cinco reuniões, nos dias 17, 23, 24, 29 e 30. Quatro das faltas foram justificadas pelo mesmo motivo das ausências do mês anterior e uma por “licença para serviço ou missão de representação da Câmara Municipal e atividades inerentes ao mandato, maternidade, paternidade ou adoção’, identificada pelo símbolo ‘AJ3’.
O líder do ranking pertence à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e foi eleito em 2020 com 13.880 mil votos, defendendo temas como esporte, juventude e família.
Segundo mais faltoso
Raiff Matos, que também ocupa pela primeira vez uma cadeira no Parlamento Municipal, aparece como o segundo que mais faltou no período, registrando seis ausências.
No mês de fevereiro, o vereador faltou duas vezes, nos dias 21 e 28; no mês seguinte não se ausentou e no mês passado registrou quatro faltas, nos dias 23, 24, 29 e 30.
Em fevereiro, Raiff faltou uma vez por motivo de saúde e outra por motivo de força maior e em abril, segundo o documento disponibilizado pela CMM, ele faltou pelo motivo ‘AJ3’ (licença para serviço ou missão de representação da Câmara e atividades inerentes ao mandato).
Outras ausências
Os vereadores Capitão Carpê (PL); Professora Jacqueline (União Brasi); Rosivaldo Cordovil (PSDB) e o ex-vereador Antônio Peixoto (AGIR) registraram cinco ausências, cada um, em fevereiro, março e abril.
Em seguida com quatro faltas aparece Everton Assis (União Brasil). Após ele, estão os vereadores Gilmar Nascimento (Avante); Márcio Tavares (Republicanos) e Yomara Lins (Podemos) com três faltas cada.
Com apenas duas ausências, em três meses, estão os vereadores Elissandro Bessa (PSB); Daniel Vasconcelos (Republicanos); Diego Afonso (União Brasil); Glória Carratte (PSB); Jaildo Oliveira (PV); Marcelo Serafim (PSB); Raulzinho (MDB) e Rosinaldo Bual (AGIR).
Os vereadores que faltaram apenas uma sessão nesse período foram: Alonso Oliveira (AGIR); David Reis (Avante); Caio André (União Brasil); Fransuá Matos (PSD); Kennedy Marques (MDB); Marcel Alexandre (PL); Luís Mitoso (MDB) e Professor Samuel (PSD).
Assíduos
Na lista dos que não faltaram a nenhum dia de trabalho em fevereiro, março e abril estão: Allan Campelo (Podemos); Sassá da Construção Civil (PT); Eduardo Alfaia (Avante); Eduardo Assis (Avante); Dione Carvalho (AGIR); Isaac Tayah (MDB); Ivo Neto (PMB); Jander Lobato (PSD); Lissandro Breval (Progressistas); Roberto Sabino (Republicanos); Thaysa Lippy (PRD); Rodrigo Guedes (Progressistas); Wallace Oliveira (Democracia Cristã); Elan Alencar (Democracia Cristã); Joelson Silva (Avante) e William Alemão (Cidadania).
Outro lado
A reportagem do AM1 entrou em contato com os dois vereadores mais faltosos para saber de forma mais específica o motivo das ausências, mas apenas Raiff respondeu a nossa solicitação.
De acordo com a assessoria do vereador, as faltas foram registradas por motivo de doença e quando o parlamentar participou do evento: “XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais”, em Brasília, ocasião em que ele representou a Casa Legislativa.
O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos do vereador João Carlos.
Confira aqui a frequência por mês:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.