Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Jogo do Flamengo movimentou mais parlamentares do que incêndio na Aparecida

O Portal AM1 analisou que, até às 12h deste domingo (21), apenas alguns parlamentares se manifestaram sobre a fatalidade, bem menos, em comparação ao jogo do Flamengo, que teve até político puxando corrente de braço em caminhada

Jogo do Flamengo movimentou mais parlamentares do que incêndio na Aparecida

Incêndio Aparecida (Fotos: Reprodução/Redes sociais/Divulgação)

Manaus (AM) – Mais uma vez um incêndio de grandes proporções deixou várias famílias desabrigadas em Manaus. A fatalidade aconteceu nesse final de semana na capital, na comunidade Bairro do Céu, na zona Sul e, até ao final da tarde desse sábado (20), pelo menos 110 famílias já haviam sido atendidas pelas autoridades.

Mas, o Portal AM1 analisou que, até às 12h deste domingo (21), apenas alguns parlamentares se manifestaram sobre a fatalidade, bem menos, em comparação ao jogo do Flamengo, que teve até político puxando corrente de braço em caminhada do conjunto Eldorado, no Parque Dez de Novembro, até à Arena da Amazônia no dia 17.

O Governo do Amazonas afirmou que está dando o suporte necessário às vítimas desde o momento em que o governador Wilson Lima (UB) soube da tragédia, e determinou que as equipes sociais dessem todo o apoio à Prefeitura de Manaus no atendimento aos desabrigados.

Manifestações de solidariedade

O senador Eduardo Braga (MDB) publicou em seu status oferecendo apoio e em seguida, criticou o governo Lima por “abandonar” o Prosamin antes que o programa alcançasse o bairro Aparecida.

whatsapp-image-2024-01-21-at-13-26-16

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Na escala federal, o deputado Silas Câmara (Republicanos) apenas publicou um post prestando solidariedade.

captura-de-tela-2024-01-21-145510

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

O deputado federal Alberto Neto (PL) também prestou solidariedade, mas em nenhum momento, assim como Silas e outros parlamentares, ofereceu ajuda.

captura-de-tela-2024-01-21-152121

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), usou as redes sociais para se solidarizar para com as famílias afetadas pelo incêndio e criticou novamente o prefeito David Almeida (Avante) sobre a questão de moradia digna.

“Manaus precisa urgentemente de uma política séria de habitação, para que as pessoas tenham moradias dignas e mais seguras”, afirmou o político, que pode ser um dos nomes a disputar a cadeira majoritária  de prefeito em outubro deste ano.

captura-de-tela-2024-01-21-124201

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

A deputada Joana Darc (UB) abriu uma live no local mostrando que ela e sua equipe estava resgatando os animais feridos no incêndio.

Já o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) criticou a situação do local em que as casas estavam localizadas, pois, segundo ele, o lugar já “sinalizava a tragédia iminente” devido à sua precariedade.

“Moradias em condições precaríssimas de segurança ambiental, sem acesso satisfatório aos serviços públicos. E ainda estamos vivendo o inverno amazônico; imaginem o que pode nos reservar o verão?”, criticou o político.

 

Vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), também usou as redes sociais para falar sobre o assunto. “O vereador destaca a sua solidariedade aos moradores e coloca o seu mandato à disposição”, disse.

whatsapp-image-2024-01-21-at-12-49-52

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Ainda no Parlamento municipal, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) vestiu sua camisa com a logo de mandato e correu para o local. Ao se deparar com a catástrofe, pediu ajuda da Seas, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de governo para socorrer as famílias. O vereador abriu uma live no local.

Assim como Guedes, Capitão Carpê (Republicanos) também vestiu sua camisa personalizada e foi à comunidade Bairro do Céu. Chegando lá, ouviu os relatos das pessoas e até levou cestas básicas para as famílias que perderam tudo nas chamas.

LEIA MAIS: