Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cenário

José Ricardo deixa de lado a oposição e vota em Marcelo Ramos para vice-presidente da Câmara

Marcelo Ramos foi candidato a 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados na chapa de Arthur Lira, que teve apoio do presidente Jair Bolsonaro

José Ricardo deixa de lado a oposição e vota em Marcelo Ramos para vice-presidente da Câmara

Foto: reprodução

O deputado federal José Ricardo (PT), um parlamentar com posicionamento forte de oposição ao governo de Jair Bolsonaro, surpreendeu ao votar em Marcelo Ramos (PL) para vice-presidente da Câmara dos Deputados. Marcelo foi candidato a vice na chapa vencedora, encabeçada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) e apoiada pelo governo federal.

Lira foi eleito na noite dessa segunda-feira (1º) o novo presidente da Câmara dos Deputados, com Marcelo Ramos de 1º vice-presidente. José Ricardo explicou o motivo de ter votado no colega de bancada e esquecido, ao menos por um momento, que ambos atuam em lados opostos da política em Brasília.

O petista disse que decidiu votar em Ramos por ser amazonense e sua presença na Mesa Diretora da Câmara pode beneficiar o Amazonas.

“Na eleição para Mesa Diretora, cada cargo e candidatura são separados. Em alguns casos, há apenas um candidato, como é o caso da primeira vice-presidência, cujo nome é Marcelo Ramos.  Portanto, vota-se nesse candidato ou anula ou se omite. Mas nesse caso, a bancada do Partido dos Trabalhadores fechou em torno do nome dele, até porque já existem acordos para escolhas dos cargos. Com exceção da Presidência da Câmara, que é bastante disputada. Votarei no Marcelo Ramos devido a esse processo de organização que já existe na Câmara Federal. E como ele é do Amazonas, temos esperanças de que possa influenciar, por meio da Mesa Diretora, uma atenção melhor para nosso estado”, iniciou.

Leia mais: Com apoio de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara no 1º turno

“Para que tenhamos políticas de investimento na economia, na Zona Franca, na Saúde etc, que até agora recebeu muito pouco do governo Bolsonaro, que é apoiado por Marcelo Ramos. Espero que ele possa, por meio deste cargo, ajudar o Amazonas. Esse é o motivo do meu voto, não tem a ver com ele ser chapa de Bolsonaro. Espero que ele seja um parlamentar que apoie a bancada em defesa dos interesses do Amazonas, principalmente nesse momento de combater a pandemia no estado. Espero, ainda, que ele dê apoio à minha iniciativa de cobrar o governo federal por mais vacinas para Manaus, para o Amazonas e para a Amazônia”, concluiu José Ricardo.

Bancada

O voto da bancada do Amazonas era certo de que a maioria acompanharia o candidato Arthur Lira (PP). O apoio foi selado ainda no início de janeiro, quando Lira veio a Manaus em busca dos votos de sete dos oito deputados da bancada amazonense. José Ricardo era o único que não votaria no candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Lira venceu a eleição após ter recebido 302 votos – o suficiente para ser eleito no primeiro turno. O seu principal rival, o deputado Baleia Rossi (MDB), recebeu 145 votos.

Em primeira decisão como presidente, Lira decidiu anular a eleição para os demais membros da Mesa Diretora da Câmara. Assim, Marcelo Ramos ainda não é o 1º vice-presidente. O motivo da anulação foi por conta da inscrição do PT na eleição, que ocorreu fora do período acordado e foi aceita pelo ex-presidente Rodrigo Maia (DEM).