Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cidades

Após desaparecimento de jornalista indigenista, juíza do AM afirma que governo Bolsonaro foi ‘omisso’

A juíza da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas afirmou que o Vale do Javari tem sido mantida em situação de baixa proteção e fiscalização

Após desaparecimento de jornalista indigenista,  juíza do AM afirma que governo Bolsonaro foi ‘omisso’

Fotos: Divulgação

Manaus – A juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, determinou nessa quarta-feira (8), que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) disponibilize helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das forças de segurança ou das Forças Armadas, para localizar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips.

“Ficam o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União autorizados a requisitar diretamente das instituições referidas, todas com expertise na região Amazônica, Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança, as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão”, escreveu.

Leia mais: Autoridades não apontam ligação de suspeito preso com desaparecidos: ‘temos esperanças de encontrá-los vivos’

Na decisão, a juíza ainda alegou que já foi constatada a omissão da União em relação à proteção de povos indígenas isolados e de recente contato. Jaiza Maria Pinto Fraxe também destacou que o Vale do Javari vem sendo mantido em situação de baixa proteção e fiscalização.

“O cerne da questão é a omissão do dever de fiscalizar as terras indígenas e proteger os povos indígenas isolados e de recente contato”, afirmou a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe.

Confira a decisão na íntegra: