Manaus, 22 de junho de 2024
×
Manaus, 22 de junho de 2024

Cidades

Julgamento do prefeito de Tapauá é adiado outra vez e irrita população

O prefeito, secretários municipais e 12 vereadores estão sendo acusados de desviarem cerca de R$ 62 milhões da Saúde e Educação

Julgamento do prefeito de Tapauá é adiado outra vez e irrita população

O julgamento do prefeito de Tapauá, José Bezerra Guedes (MDB), dos secretários municipais e de 12 vereadores, que trata sobre o processo de desvios de recursos públicos, previsto para esta terça-feira, 2, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi adiado mais uma vez. Fato que revoltou integrantes do movimento “Endireita Amazonas”, que prometeram realizar uma manifestação na semana que vem em frente ao tribunal, no bairro Aleixo, Zona Sul de Manaus.

O líder do movimento, o economista Felipe Silva, disse ao Amazonas1, que esta é a sexta vez que a desembargadora Joana Meireles, que preside o processo, adia o julgamento. “É a segunda vez que ela adia e não justifica os motivos. Vamos fazer pressão no judiciário pedindo que eles façam o julgamento. Adiou no dia 28 de maio e nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, e hoje dia 2 de julho, ou seja 6 adiamentos do julgamento tudo isso sem da nenhuma justificativa plausível“, relatou Felipe.

“De maneira injustificada a desembargadora não compareceu à sessão, motivando o adiamento da votação no que se diz respeito ao afastamento, fica pra próxima semana sem certeza de que a mesma vá comparecer ou devolver os autos, para que um outro desembargador tenha a oportunidade de pedir vistas ou dar seu voto”, finalizou Felipe.

O movimento pede a punição do prefeito José Bezerra, dos secretários e dos vereadores. O economista destacou, ainda, que há algum tempo, o processo vem sendo adiado, mesmo já apresentando provas robustas. “O que acontece é que o prefeito com os vereadores querem continuar no cargo, mesmo com o processo. E isso não pode, pois é ilegal”.

Denunciados

O prefeito, também conhecido como “Zezito”, e os demais denunciados são acusados de desviarem cerca de R$ 62 milhões que seriam destinados a Saúde e a Educação no município de Tapauá, interior do Amazonas.

Conforme as investigações do Ministério da Transparência, Controladoria Geral da União (CGU), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Civil, foram descobertos desvios milionários. Na ação, as autoridades identificaram crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de autoridade.

A Ação Penal contra o atual prefeito municipal de Tapauá/AM, José Bezerra Guedes, o “Zezito”, tramita no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Tjam), com o objetivo de apurar a prática do crime de corrupção e de integrar organização criminosa, estando as condutas denunciadas também atreladas a esse processo.

Esclarecimentos

O Amazonas1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) via e-mail e contato telefônico, questionando os motivos do adiamento do julgamento e destacando o manifesto previsto para próxima semana.

Em resposta, o Tjam informou que na pauta de hoje não havia nenhum processo relativo a Tapauá. “Sobre esse tema, houve julgamento no Pleno, na terça-feira da semana passada, em que o voto da relatora, pelo recebimento parcial da denúncia formulada pelo Ministério Público foi aprovado, motivo pelo qual o prefeito vai responder a ação penal no primeiro grau, ou seja, na própria Comarca de Tapauá”.