Manaus, 5 de dezembro de 2024
×
Manaus, 5 de dezembro de 2024

Cidades

Justiça derruba, mais uma vez, pedido de adiamento de concurso da CMM

Mesa diretora da Câmara reforça que provas acontecem no domingo (17)

Justiça derruba, mais uma vez, pedido de adiamento de concurso da CMM

(Foto: Divulgação/CMM)

Manaus (AM)O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) indeferiu o pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para suspender o concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cargos de níveis Médio e Superior, marcado para este domingo, 17 de novembro. A decisão foi proferida pela desembargadora Onilza Abreu Gerth, e garante a realização do certame. Este foi o segundo pedido de suspensão solicitado pelo Ministério Público, em menos de 72 horas e rejeitado pela Justiça amazonense.

No despacho, a magistrada afirmou que não há urgência ou risco iminente que justifique a análise do pedido em regime de plantão. A desembargadora destacou que, conforme a Resolução nº 51/2023 do TJAM, o plantão judicial deve tratar apenas de matérias cuja análise não possa aguardar o expediente forense ordinário, sob pena de perecimento do Direito.

A decisão mantém a aplicação das provas do concurso público para o preenchimento de 83 vagas, conforme o edital, sendo mantidas para amanhã (17/11). A prova de nível Superior acontece no período da manhã; enquanto os candidatos a cargos de nível Médio fazem o concurso no período da tarde. Os portões serão abertos às 7h pela manhã e 13h à tarde (horário de Manaus). Os locais de provas podem ser acessados no site da banca organizadora institutoacesso.org.br.

Na tarde da última quinta-feira (14), o juiz Ronnie Frank Torres Stone solicitou ao MPAM que fornecesse mais embasamentos às alegações que pediam a suspensão do concurso público da CMM, citando a ausência de vagas para cotas raciais e isenção parcial da taxa de inscrição. O magistrado rejeitou o pedido de suspensão do MPAM, nesta sexta-feira (15).

Os argumentos da CMM sustentaram a decisão do juiz de manter a realização do concurso, prevista para o próximo domingo.

“Outro ponto relevante apontado pela Câmara Municipal está no argumento levantado no sentido de que o Ministério Público estaria recorrendo a legislação federal e estadual para regular concurso municipal, no que diz respeito à reserva de cotas. A pretensão, segundo a Câmara Municipal, atentaria contra a distribuição de competências das entidades federativas – diante da peculiar distribuição de competências estabelecida pela Constituição Federal em relação aos municípios”, decidiu o magistrado Ronnie Frank Torres Stone.

Concurso

 Há quase 21 anos o concurso público da Casa Legislativa não era realizado. Desta vez, mais de 19 mil pessoas se inscreveram e vão concorrer às 83 vagas para cargos de nível Médio e Superior em diversas áreas de formação.

São 13.045 candidatos aptos para fazer as provas de Nível Médio, que tem 28 vagas disponíveis; 6.070 para Nível Superior, que dispõe de 52 vagas; e 751 candidatos para Procurador, quem tem a oferta de três vagas. As provas para o cargo de Procurador ocorrem somente nos finais de semana subsequentes ao concurso para níveis Médio e Superior.

 

(*) Com informações da assessoria

 

LEIA MAIS: