Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Justiça determina aplicação imediata das doses de vacina prestes a vencer no Amazonas

A decisão ocorre devido as mais de 3 mil vacinas que vão vencer na próxima sexta-feira e não foram aplicadas.

Justiça determina aplicação imediata das doses de vacina prestes a vencer no Amazonas

Foto: Davis Alberto/Secom

Manaus/AM – A juíza federal Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, determinou a imediata aplicação de 3.425 doses de vacina contra a covid-19, que vencerão na próxima sexta-feira (30). Segundo a decisão, os municípios do Amazonas com vacinas perto de passar da validade devem aumentar os esforços para a imunização.

Além disso, a juíza determinou que as doses restantes devem ser aplicadas em professores da rede pública que estiverem trabalhando e em policiais militares.

Deverá, também, ser solicitado ao governo federal que não envie mais aos municípios do Amazonas doses de vacinas com prazo de validade próximo de vencer, levando em consideração a complexa logística para a distribuição das doses no Estado.

Leia mais: Primeira dose da vacina contra a Covid-19 é suspensa em Manaus

No interior, os gestores deverão comprovar, até o próximo dia 2 de maio, de que as vacinas não foram descartadas e que a determinação foi acatada. Em caso de descumprimento, o caso deverá ser apurado para identificação de possíveis crimes de responsabilidade.

Nas redes sociais, a juíza Jaiza Fraxe afirmou que a região amazônica pede uma atenção especial em relação à vacinação e que as doses devem ser completamente aplicadas.

“Vacinar a população do Amazonas é um desafio maior que em qualquer outro Estado. O gigantismo, a maior bacia hidrográfica do mundo, a distância entre as comunidades pede atenção especial. Não vamos deixar doses vencerem. Estamos em esforço e parceria com a FVS para aplicar tudo”, escreveu.