Manaus, 23 de junho de 2024
×
Manaus, 23 de junho de 2024

Cenário

Liderando pesquisas, David lança pré-candidatura a prefeito dia 29 de maio

Para o cientista político Carlos Santiago, as pesquisas mostram que os demais pré-candidatos estão deixando o prefeito bem à vontade, e por isso, segue na liderança.

Liderando pesquisas, David lança pré-candidatura a prefeito dia 29 de maio

(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

Manaus (AM) – Finalmente, o prefeito de Manaus, David Almeida, vai lançar sua pré-candidatura para disputar a Prefeitura de Manaus pelo Avante. O evento está marcado para o dia 29 de maio, no bairro Morro da Liberdade, zona sul da capital. O mandatário lidera as últimas pesquisas eleitorais e, até o momento, só perde para Amazonino Mendes (in memoriam) como o melhor prefeito de Manaus, que governou a capital por três vezes.

Em outubro, David deve enfrentar seis candidatos que estão de olho em sua cadeira de prefeito: Roberto Cidade (UB), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Amom Mandel (Cidadania), Wilker Barreto (Mobiliza), Maria do Carmo Seffair (Novo) e o candidato da federação PSOL/Rede que ainda será escolhido.

‘Bem à vontade’

Para o cientista político e membro do Comitê anticorrupção do Amazonas, Carlos Santiago, as pesquisas mostram que os demais pré-candidatos estão deixando o prefeito bem à vontade, pois, optaram por divulgar o apoio do presidente Lula (PT), do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e até do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acabaram esquecendo dos problemas da cidade. Por isso, segundo o especialista, é que o prefeito se mantém na liderança das pesquisas.

Ataques

Enquanto sua pré-candidatura ao pleito não havia sido confirmada pelo Avante, David foi bombardeado por críticas de seus adversários, o que é bastante comum e faz parte do processo democrático e eleitoral.

Os opositores geralmente criticam o desempenho do prefeito atual, destacando falhas ou áreas onde acreditam que a administração não cumpriu suas promessas ou não atendeu às necessidades da população, como faz Amom Mandel, que usa bastante suas redes sociais para atacar o prefeito.

No entanto, as atitudes do pré-candidato não são bem-vistas pelo eleitorado manauara e nem pelos outros pré-candidatos, que classificaram as ações do deputado federal como “birra” e “coisa de menino”.

Ao apontar os pontos fracos da gestão de Almeida, os pré-candidatos opositores tentam se posicionar como a melhor alternativa para os eleitores, mas até agora poucas propostas que realmente possam beneficiar a cidade de Manaus foram apresentadas. Dessa forma, as movimentações no tabuleiro político continuam até as eleições em outubro.

Alianças

Também faz parte do processo eleitoral que o prefeito busque aliados que possam apoiá-lo diante dos adversários. É importante lembrar que David perdeu o apoio do governador Wilson Lima (UB), que escolheu Roberto Cidade como o pré-candidato do União Brasil.

Por outro lado, o prefeito ganhou o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), que somam esforços para elegê-lo novamente como chefe do Executivo municipal.

Ainda, o partido Republicanos, que ainda não confirmou qual pré-candidato vai apoiar, pode ser um dos que farão parte do arco de alianças do prefeito. Essa confirmação só será feita ao final de junho ou início de julho, conforme nota do deputado federal Silas Câmara, presidente estadual da legenda.

LEIA MAIS: