Brasília (DF) — O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) afirmou ao deputado federal Átila Lins (PSD-AM) que da mesma forma que recursos foram enviados durante a vazante de 2023, neste ano também será disponibilizado.
“Ele (o ministro) assegurava que já haviam cinco municípios com decreto de calamidade pública aprovado pelo governo federal e outros oito a doze municípios com os processos sendo examinados (…) pela equipe técnica,” disse o parlamentar.
No plenário da Câmara, o deputado destacou que o montante será destinado aos municípios que enfrentam a estiagem severa, como Tabatinga e Atalaia do Norte.
Dentre as finalidades do montante enviado estão a compra de cestas básicas, combustível e água potável para as comunidades.
Em reunião com o ministro Waldez Góes e o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, nessa terça-feira (27), o deputado pontuou as preocupações que afligem a região e quais são as medidas que precisam ser tomadas de imediato.
Em 2023, o governo federal enviou o total de R$ 627 milhões para o atendimento das regiões assoladas pelo seca no estado do Amazonas.
Bancada aguarda reunião sobre a BR-319
Além dos recursos solicitados, a bancada da Região Norte está coletando assinaturas em documento que questiona a ação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e espera uma reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho, ainda para esta semana.
No dia 16 de agosto o Dnit emitiu um ofício restringindo a passagens de veículos acima de 23 toneladas pela rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
Segundo o coordenador da bancada do Norte, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), a restrição das cargas prejudica os estados e pode causar sérios danos aos moradores atingidos pela seca.
“Mesmo com a BR, nós temos produtos que chegam a triplicar o preço, impondo uma dura realidade a população do Amazonas e do Estado Roraima”.
LEIA MAIS:
- Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354% em agosto
- Poder Judiciário realiza projeto de itinerância em comunidades rurais de Ipixuna para avaliar impactos da seca
- Governo do AM combate mais de 10 mil focos de incêndio no estado
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.