Manaus, 16 de setembro de 2024
×
Manaus, 16 de setembro de 2024

Cenário

Deputado diz que MDR vai garantir recursos ao Amazonas durante estiagem

No plenário da Câmara, Átila Lins destacou que os recursos devem ser destinados para os municípios que enfrentam estiagem severa.

Deputado diz que MDR vai garantir recursos ao Amazonas durante estiagem

Deputados pedem ajuda para tempo de estiagem no Amazonas- Foto: (Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Brasília (DF) — O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) afirmou ao deputado federal Átila Lins (PSD-AM) que da mesma forma que recursos foram enviados durante a vazante de 2023, neste ano também será disponibilizado.

“Ele (o ministro) assegurava que já haviam cinco municípios com decreto de calamidade pública aprovado pelo governo federal e outros oito a doze municípios com os processos sendo examinados (…) pela equipe técnica,” disse o parlamentar.

No plenário da Câmara, o deputado destacou que o montante será destinado aos municípios que enfrentam a estiagem severa, como Tabatinga e Atalaia do Norte.

Dentre as finalidades do montante enviado estão a compra de cestas básicas, combustível e água potável para as comunidades.

Em reunião com o ministro Waldez Góes e o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, nessa terça-feira (27), o deputado pontuou as preocupações que afligem a região e quais são as medidas que precisam ser tomadas de imediato.

Em 2023, o governo federal enviou o total de R$ 627 milhões para o atendimento das regiões assoladas pelo seca no estado do Amazonas.

Bancada aguarda reunião sobre a BR-319

Além dos recursos solicitados, a bancada da Região Norte está coletando assinaturas em documento que questiona a ação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e espera uma reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho, ainda para esta semana.

No dia 16 de agosto o Dnit emitiu um ofício restringindo a passagens de veículos acima de 23 toneladas pela rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

Segundo o coordenador da bancada do Norte, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), a restrição das cargas prejudica os estados e pode causar sérios danos aos moradores atingidos pela seca.

“Mesmo com a BR, nós temos produtos que chegam a triplicar o preço,  impondo uma dura realidade a população do Amazonas e do Estado Roraima”.

 

LEIA MAIS: