Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Lista de pré-candidaturas ao governo do AM segue aumentando

Embora muitos nomes apareçam nesta lista, modificações no Código Eleitoral poderão mudar o cenário político para 2022 e muitos ficarem de fora

Lista de pré-candidaturas ao governo do AM segue aumentando

Foto: Reprodução

AMAZONAS – Com a aproximação para o pleito eleitoral em 2022, com eleições gerais para presidente, governadores e deputados estaduais e federais, o cenário político começa a esquentar e muitos nomes, notáveis e não notáveis começam a surgir como pré-candidatos a um cargo desses.

E, no Amazonas, não está sendo diferente. A movimentação nos bastidores é intensa e ao menos oito nomes começam a figurar entre os possíveis candidatos ao cargo majoritário que deverá ocupar a cadeira de governador do Amazonas, em 2023 até 2026.

Entre os nomes já mencionados, até mesmo em pesquisas eleitorais, despontam desde já, além do nome do atual governador e que vai concorrer à reeleição, Wilson Lima (PSC): Amazonino Mendes (União Brasil); Hissa Abrahão (PDT); Ricardo Nicolau (Solidariedade); Eduardo Braga (MDB); Romero Reis (sem partido); David Almeida (Avante) e Zé Ricardo (PT).

Em uma conjectura para o atual cenário político, visando 2022, o cientista político e advogado, Helso Ribeiro, fez uma análise prévia e descartou dois nomes. Um deles é o nome do prefeito David Almeida, que segundo o cientista político, vai ser um dos maiores players (jogador) dessa eleição.

Já o segundo nome, é o de Zé Ricardo, que não deve abrir mão de um cargo federal, que ele já tem e não deve correr risco em perder.

Leia mais: Eleições de 2022 podem ter candidatura de vereadores de olho no Congresso

David Almeida

“Pelas movimentações que ele [David Almeida] está tendo, eu diria que ele caminharia ao lado de Wilson Lima [atual governador do Amazonas]. Se as eleições fossem amanhã (8), eu diria que ele estaria junto, talvez indicando um vice. É indiscutível que o prefeito de Manaus – ele melhora sua perspectiva e visibilidade junto à população- e será um dos maiores players, um dos maiores nomes para interferir nas eleições do ano que vem, lembrando que ele está com a “máquina municipal” à sua disposição. Então, eu já descartaria David de concorrer ao governo, acho que ele vai influenciar e deve indicar alguém”, analisou Helso, quanto ao cenário para uma candidatura do atual prefeito de Manaus.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Wilson Lima e David Almeida – Foto: Valdo Leão/Semulsp

Zé Ricardo

Na análise do cientista, o deputado federal é outro nome que vai ficar fora dessa disputa majoritária em 2022. Para Ribeiro, o parlamentar tem grandes chances de se manter no cenário político federal, os números anteriores de Zé Ricardo já demonstram essa segurança.

“Outro nome que eu também já descarto é o do deputado federal José Ricardo Wendling. É bom lembrar que ele já foi o deputado mais votado nas eleições passadas [2018]. Em declarações do próprio deputado, ele já deixou claro que a intenção dele é a de reforçar a bancada petista na Câmara Federal. Então, eu diria que ele não arriscaria perder um mandato que eu acredito, que não é que seja fácil, mas que tem boas perspectivas para aventurar em um mandato para o Executivo estadual”, comentou o cientista a respeito de Zé Ricardo.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: divulgação

Eduardo Braga

Já o senador Eduardo Braga, está na coluna do meio e não tem muito a perder, caso se candidate ao cargo de governador do Amazonas ou se continuar no Senado, é o que apontou Helso Ribeiro.

“O senador Eduardo Braga não perde nada em se candidatar, ele tem mais quatro anos de mandato no Senado Federal. Quer dizer, não é que ele não perca nada, ele vai perder prestígio caso ele não chegue ao segundo turno, por exemplo. E é bom lembrar, que na eleição passada, em 2018, ele ganhou o Senado quase que por um toque de mão contra o Luiz Castro. Veio os votos do interior e fez com que ele ganhasse, mas ele ficou em segundo lugar, ele não foi nem o senador mais votado”, ressaltou Helso Ribeiro.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: Sergio Lima

Leia mais: Eleições de 2022 podem ter candidatura de vereadores de olho no Congresso

Romero Reis

O nome de Romero Reis já apareceu nas cotações para o cargo de governador do Amazonas, em 2022, mas o político se mantém discreto, observando as mexidas no tabuleiro político, para assim escolher uma sigla e, quiçá, concorrer no pleito eleitoral. O cientista político avalia que Romero deve vir para outra disputa, que não a de governador.

“Já conversei com Romero e ele me disse que aguarda as movimentações. Ele saiu do Novo, está nesse momento sem partido e ele faria parte daquele ala, talvez bolsonarista, que há aqui em Manaus e que é muito heterogênea. Tem Coronel Menezes, Marco Antônio “Chico Preto”, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo…, e essa galera não senta à mesma mesa, teoricamente, e parece que eles não se “dão”. Então eu não sei, também, se o Romero Reis tentaria mais uma vez uma eleição para o Executivo, vamos ver”, disse.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: Divulgação

Amazonino Mendes

Recordista de mandatos municipais, estaduais e federais, Amazonino Mendes quer mostrar que sua idade não vai atrapalhá-lo em nada, nessa corrida eleitoral em 2022.

Embora Helso Ribeiro avalie que esse pode ser, sim, um dos fatores que podem trazer alguns percalços a Mendes. O analista também afirma que ele é, sem “sombra” de dúvidas, um dos nomes fortes nessa disputa.

“Parece-me que ele [Amazonino] está com vontade. O que eu vejo, talvez como empecilho, é a idade e, não que a idade apenas seja um parâmetro, mas o cansaço, eu não sei se ele terá disposição de percorrer as cidades do interior. Isso a gente vai ver com o tempo”, analisou.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
O ex-prefeito já afirmou que deve disputar as eleições de 2022 para governo Foto: Divulgação

Ricardo Nicolau

Helso Ribeiro analisou que o deputado Ricardo Nicolau tem juventude para vir para essa disputa em 2022 e, que sua experiência como deputado estadual pode fazer a diferença em sua corrida.

“Ricardo Nicolau já afirmou que quer ser candidato. Ele é um deputado de muitos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), vamos aguardar. Ele tem vitalidade, tem tempo”, destacou Ribeiro.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: Divulgação/Aleam

Wilson Lima

“Wilson Lima com certeza será candidato à reeleição. Agora, ele está gozando de muito mais prestígio, principalmente no interior do estado, lembrando que, em 2018, ele quase não teve votos no interior. Então, eu acredito que por ter eleito muitos prefeitos na última eleição, eu acredito que ele vai tentar pegar essa força do interior, que antes era resumida aos outros (candidatos)”, ressaltou o cientista político.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: reprodução

Hissa Abrahão

O ex-deputado Hissa Abrahão tem nome cotado dentro de sua sigla partidária, no caso, o PDT, porém ainda não há uma definição sobre sua pré-candidatura ao cargo de governador do Amazonas. Hissa disse ao Portal AM1 que está à disposição do PDT e tem bagagem para concorrer em 2022.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
(Foto: Divulgação/Assessoria)

Apostas

Os nomes de Marcelo Amil e do senador Plínio Valério também foram citados por Helso, como dois nomes a serem analisados com atenção. Amil, porque poderá ser o candidato da esquerda e Plínio, pela expressiva votação ao Senado, em 2018, sendo o mais votado no Amazonas.

Plínio Valério

“Eu colocaria aí também a possibilidade de o senador Plínio Valério, talvez, vir candidato do PSDB. Afinal, ele foi o senador mais votado na última eleição, quem sabe?!”, conjecturou Helso.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: Waldemar Barreto / Agência Senado

Marcelo Amil

“Eu diria, também, que Marcelo Amil seja possível candidato pelo PSOL, representando a esquerda”, finalizou o cientista político.

Lista de pré-candidatos ao Governo do AM
Foto: Reprodução

Mudança no jogo

Ainda segundo Helso, o cenário poderá mudar a partir da aprovação da federação dos partidos, onde poderá haver junções em todo o Brasil e mudar o rumo de muitas candidaturas.

Até 2022, o tabuleiro político ainda poderá trazer várias movimentações e nomes cotados, hoje, podem não se confirmar até lá, e, talvez, quem não apareça agora se candidate ao pleito majoritário, no Amazonas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter