Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Lojistas discutem saídas para gargalos logísticos no Amazonas

Em reunião com o senador Omar Aziz, os comerciantes falaram sobre a reforma tributária e a conclusão da BR-319.

Lojistas discutem saídas para gargalos logísticos no Amazonas

(Foto: Ariel Costa)

Brasília (DF) – Os representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Amazonas se reuniram nesta terça-feira (24) com o senador Omar Aziz (PSD-AM) para tratar sobre os problemas na logística de transporte de mercadorias, à importância da BR-319 e a falta de segurança.

Segundo os comerciantes, a reforma tributária preocupa, uma vez que com as modificações propostas, o setor passa a pagar até 10% de imposto que posteriormente será restituído pelo Estado, também é visto com ressalvas pelos empresários.

O senador se colocou à disposição para ouvir demandas das pautas econômicas, e destacou que o presidente Lula tem compromisso com a manutenção dos incentivos e benefícios da Zona Franca.

Sobre a logística, o parlamentar lembrou que um comerciante espera cerca de vinte dias para sua mercadoria chegar de navio, poderia ter a opção de fazer o transporte de forma mais rápida por caminhão. Omar ressaltou a importância da pavimentação da BR-319 como alternativa para a questão logística, mas ainda, sim, defende ações de infraestrutura para as hidrovias.

“É lógico que o transporte da grande maioria dos produtos será feito através da navegação, pois um caminhão só leva um contêiner, enquanto um navio traz 2,5 mil contêineres de uma vez só, por isso também precisamos fazer as hidrovias funcionarem plenamente. A grande luta é a BR-319 e a preocupação com a reforma tributária, mas acho que esse momento foi muito propício para o debate da importância da rodovia e a gente deve avançar nessa discussão e se Deus quiser conseguir o objetivo de tê-la asfaltada”, disse Omar.

Ralph Assayag, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) agradeceu o senador Omar pelo trabalho que tem conduzido em favor da BR-319 e da Zona Franca de Manaus e disse que “á uma necessidade muito grande da rodovia, pois nesse momento em que nós estamos com a área do rio assoreada, nós poderíamos estar trazendo carga pela BR-319.”

Participaram da reunião os presidentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, o presidente Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Amazonas, Ezra Azury, o deputado Estadual do Amazonas, Péricles Rodrigues e os vereadores de Manaus, Rosivaldo Cordovil e Gilmar Nascimento.

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: