Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Brasil

Lula anuncia que Belém vai sediar conferência da ONU sobre clima em 2025

Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional.

Lula anuncia que Belém vai sediar conferência da ONU sobre clima em 2025

Informação foi divulgada ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (à esq) e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Belém (PA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou via redes sociais nesta sexta-feira (26) que a capital do estado do Pará, Belém, será a sede da 30ª Edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

Esta será a primeira vez que uma cidade brasileira sedia o evento internacional, considerado um dos mais relevantes do mundo sobre o tema.

No vídeo, Lula aparece ao lado do governador Helder Barbalho e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A deliberação foi feita pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), no dia 18 deste mês de maio, e também durante a COP 27, em novembro de 2022, na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito. Lula, então presidente recém-eleito, propôs que o evento fosse realizado em uma capital amazônica.

Barbalho, que também participava da Conferência, pediu ao presidente da República que Belém fosse a anfitriã da COP 30. O evento deve acontecer em novembro de 2025. 

O governador celebrou a decisão. “É uma satisfação muito grande. Queria festejar, em nome do povo do Pará, claro, de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país em poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta”.

Do Brasil para o mundo

Barbalho acrescentou que “o Estado do Pará, Belém, estarão ávidos para receber a todos e trabalhando, para que possamos, por um lado, fazer um belo evento, mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta”.

Lula, por sua vez, afirmou que, anos antes de participar de reuniões da COP pelo mundo e constatar que a Amazônia seria um dos temas principais do evento, já via a necessidade de uma cidade da região sediar a programação.

“Para vocês conhecerem o que que é a Amazônia, os rios, as florestas, a fauna. Se preparem, porque vai ter gente do mundo inteiro, muitos governantes, que vão ficar maravilhados com a cidade de Belém. Estou convencido de que será um grande evento, e o governo federal estará à disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar, mais uma vez, a cara do Brasil para o mundo”, finalizou.

(*) Com informações da Agência Pará

LEIA MAIS: