Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Lula diz que Bolsonaro usou orçamento secreto para comprar mandato

Em Paris, petista atacou Bolsonaro diretamente, e chamou o ministro da Economia, Paulo Guedes, de mentiroso e "destruidor de nações"

Lula diz que Bolsonaro usou orçamento secreto para comprar mandato

Foto: Ricardo Stuckert / PT

PARIS, FRA – Durante um evento em Paris, França, nesta terça-feira (16), o ex-presidente Lula (PT) disse que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) só não sofreu impeachment por causa do chamado “orçamento secreto”. O petista deu a declaração durante um evento na faculdade Sciences Po, na capital francesa.

No discurso, que durou pouco mais de uma hora, Lula disse que existem mais de 160 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, mas nenhum ainda foi aceito devido ao “orçamento paralelo”. “Com uma quantia dessa, ninguém vai votar impeachment. Só quem vai poder votar impeachment é povo brasileiro dizendo ‘chega. Esse país merece gente melhor’.

Leia mais: Emmanuel Macron receberá ex-presidente Lula para falar de meio ambiente

Lula também aproveitou para atacar o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele chamou o ministro de mentiroso e “destruidor de nações”. “Vocês vão saber como é que a gente vai poder consertar esse país depois que o povo eleger democraticamente um outro presidente”, disse Lula.

Economia e Auxílio Brasil

O petista comparou a atual situação do Brasil e a situação do país quando ele deixou a Presidência, em 2010. Segundo ele, o mundo regrediu na última década. Ele ainda mencionou o fim do Bolsa Família e a criação do Auxílio Brasil, que depende da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios para continuar sendo pago em 2022.

“Acabou (o Bolsa Família) porque eles entenderam que era um símbolo do governo do PT e era preciso destruir para construir mais uma mentira que é o tal de Auxílio Brasil, que só tem data pra começar e não vai acabar nem no fim do ano porque o dinheiro que eles têm pra pagar não é do Orçamento, é mais uma medida, mais uma PEC do Congresso Nacional pra ver se o governo consegue melhorar um pouco nas pesquisas”, afirmou.

(*) Com informações do UOL.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter