Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Brasil

Lula sanciona feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Atualmente, a data é feriado no Amazonas e apenas em cinco estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá e São Paulo.

Lula sanciona feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra

(Foto: Rovena Rosa/ABr)

Brasília (AM) – Promulgada em 2010, pela Assembleia Legislativa do Amazonas, o dia 20 de novembro, data de aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra, entrou no calendário como feriado estadual.

Agora, após sancionada pelo presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei nº 3268/2021 declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado no Amazonas e apenas em cinco estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

LEIA MAIS: