![[Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil] Lula se preocupa com aumento de exigências para acordo com UE](https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2023/06/lula-se-preocupa-com-aumento-de-exigencias-para-acordo-com-ue.jpg)
[Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil]
Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (12) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Após o encontro, em coletiva de imprensa, Lula disse que o Brasil tem preocupações com instrumentos adicionais ao acordo com a União Europeia que aumentam as obrigações do país e impõem sanções em caso de descumprimento.
“Expus à presidente Van Der Leyen as preocupações do Brasil com o instrumento adicional ao acordo apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e as torna objeto de sanções em caso de descumprimento”, disse.
“A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções”, acrescentou.
O acordo Mercosul-União Europeia foi um dos tópicos discutidos na reunião bilateral.
Ursula declarou que ambos acreditam que é chegada a hora de concluir o acordo, que está em discussão desde 1999 e foi assinado em 2019, mas ainda necessita da ratificação dos países.
“Temos a ambição de terminar o quanto antes, o mais tardar até o final do ano”, revelou.
(*) Com informações da CNN Brasil
LEIA MAIS:
- Lula diz que Estado falhou miseravelmente na alfabetização de crianças
- Indicação de Lula ao STF deve ser aprovada sem problemas na CCJ
- Governo Lula é aprovado por 37% e reprovado por 28%, diz pesquisa
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.