Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

Indicação de Lula ao STF deve ser aprovada sem problemas na CCJ

Dos senadores amazonenses, apenas Plínio Valério deve votar contra a indicação do advogado Cristiano Zanin.

Indicação de Lula ao STF deve ser aprovada sem problemas na CCJ

Cristiano Zanin é indicado de Lula ao STF (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4 - Carlos Moura/SCO/STF)

Brasília (DF) – O indicado do presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin, dificilmente terá problemas para obter a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa de análise do Senado. A vaga fica aberta após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, no dia 11 de abril. A votação é secreta e ainda não tem data marcada, mas após a CCJ, deve seguir no plenário.

Conforme o jornal O GLOBO, dos 26 membros da comissão, 14 votarão a favor de Zanin, enquanto apenas cinco são contra, quatro indecisos e um não respondeu. No entanto, no mesmo cenário, até a oposição governista votará pela indicação, já que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, decidiu liberar a bancada para votarem como entenderem.

A proximidade do indicado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um ponto que incomodou a oposição, tendo em vista que Zanin foi advogado do atual presidente desde 2013.

Um grupo da bancada governista também não gostou da indicação, já que se esperava que Lula nomeasse um nome mais diverso para Corte, uma mulher ou uma pessoa negra.

Senadores amazonenses

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o possível relator da indicação na CCJ, e nos bastidores, decidiu não revelar seu voto com receio de ser impedido de assumir a função de relator. Porém, Braga é um aliado declarado de Lula, e já defendeu as escolhas do chefe do Executivo.

Plínio Valério (PSDB-AM) é o único representante do Amazonas pelo senado que deve ir contra a indicação, já que Omar Aziz (PSD-AM) também é um aliado forte do atual presidente e já revelou ao O GLOBO que é a favor da indicação de Zenin.

LEIA MAIS: