Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Mãe de criança que teve boca decepada por linha de cerol alerta sobre perigo

Criança estava com o pai quando foi atingida pela linha de cerol que decepou boa parte da boca.

Mãe de criança que teve boca decepada por linha de cerol alerta sobre perigo

A criança teve o rosto cortado por linha com cerol (Foto: Divulgação/redes sociais)

Manaus (AM)-  Na tarde do último domingo (2), uma criança de 7 anos teve o rosto cortado por uma linha com cerol, usada em “papagaio/pipa”. O caso ocorreu na rua Eliete Silveira, bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

Com a chegada do verão, os “empinadores” de pipas são mais frequentes nas ruas – e com isso o registro de acidentes causados por linhas com cerol, ou linha chilena, também aumentam.

Simone Gurgel, mãe do menino, relatou ao Portal AM1 que, na tarde de domingo, a criança saiu com pai em um carro modelo Fiat Strada, e como o local onde os dois iriam era próximo, a criança foi na parte de trás do veículo – momento que foi atingida pela linha.

“Esses finais de semana eles [população] fecham a rua para soltarem pipas. A rua fica sem condições de passar moto, carro e até mesmo pedestre porque é da criança ao adulto brincando aqui e –  foi nesse instante que meu filho ia passando”, relatou Simone.

A mãe da criança contou que a linha engatou no carro e em seguida atingiu o rosto da criança. A vítima foi levada para hospital, onde foi atendido e precisou pegar seis pontos na parte do rosto.

“Como são muitas pessoas na rua, eu não sei de onde veio a linha que atingiu meu filho. Mas deixo o alerta para que tomem cuidado, pois em outras partes da cidade, assim como no meu bairro, essa é a época em que mais acontecem esse tipo de situação”, frisou a mãe.

Simone Gurgel afirma que passado o fato, a família foi até o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para fazer um Boletim de Ocorrência (BO).

Proibido

O uso do cerol (vidro moído com cola) e linha chilena (feita a partir do quartzo moído e óxido de alumínio) é proibido em Manaus desde de 2015. A Lei de n° 1.968/2015 proíbe a venda e o uso de cerol nas linhas dos papagaios na capital amazonense.

O valor da multa para quem for pego com o conjunto do material apreendido vai de R$ 83,78 e pode chegar até R$ 418,90.

Pela legislação, fica proibida a venda, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol ou qualquer material cortante utilizado para empinar pipa de papel. Quando se tratar de infrações praticadas por menores, os pais ou responsáveis assumirão as consequências dos seus atos.

LEIA MAIS: