Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Mais de 40 municípios são afetados pela cheia dos rios no Amazonas

O Rio Negro deve atingir o nível de 29,04 metros, com margem de erro de 30 centímetros para cima ou para baixo, o que já é considerado cota de emergência

Mais de 40 municípios são afetados pela cheia dos rios no Amazonas

Cerca de 43 municípios do interior do Amazonas estão sendo afetados pela cheia do Rio Negro. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa), a previsão é que a cota máximo do rio deva alcançar um nível de 29,04 centímetro, em 2019.

Cheia pode ser severa em Manaus (Inpa)

Segundo a Defesa Civil do Estado, os municípios de Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Boca do Acre e Humaitá já decretaram situação de emergência. A partir da próxima sexta-feira, 29, mais oito cidades devem compor a lista: Carauari, Pauini, Lábrea, Tapauá, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.

Já em situação de alerta estão: Jutaí, Fonte boa, Japurá, Maraã, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Barreirinha, Boa Visa do Ramos, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Beruri.

A Defesa Civil acompanha ainda 14 municípios que estão em atenção: Borba, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea.

Mesmo com o nível do rio subindo, até o momento, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém o ano letivo sem alteração. Nenhum município afetado pela cheia suspendeu as aulas.

Cheia do Rio Negro deve causar problemas em Manaus

O pesquisador do Inpa, Jochen Schöngart, fez um alerta sobre a previsão da cheia para 2019, com base em um modelo matemático desenvolvido por ele próprio. Segundo os estudos, o Rio Negro deve atingir o nível de 29,04 metros, com margem de erro de 30 centímetros para cima ou para baixo, o que já é considerado cota de emergência.

Para o cientista, há possibilidade de um cheia severa na capital e é necessário monitoramento para evitar maiores prejuízos. Nesta terça-feira, 26, o nível do Rio Negro atingiu a cota de 26,07 milímetros, um aumento de 3 centímetros de ontem, 25, para hoje.

 

(*) Com informações do Inpa