MANAUS, AM – Os clubes de astronomia em Manaus tiveram que passar por readaptações nessa pandemia, mas não deixaram de observar as estrelas. Na próxima segunda-feira (26), o fenômeno da Superlua Rosa promete embelezar os céus de Manaus. Porém, sem ter como se reunir, manauaras e clubes de astronomia improvisam maneiras de observar o satélite natural.
Superlua em Manaus
De acordo com o Tânio Gomes, um dos administradores do clube de astronomia da Ponta Negra, o fenômeno pode ser visto de qualquer parte de Manaus. Além disso, o astrônomo explica que para ter uma visão melhor da lua, o ideal é que haja pouca luz ao redor.
“A lua da para ver de qualquer parte de Manaus, mas, quanto menos luz por perto, é melhor para observar. A gente se reunia sempre, no entanto, como estamos em pandemia, vamos improvisar e registrar cada um da sua janela”, declara.
Leia mais: Estamos diante da diversidade cósmica, diz astrônomo sobre exoplanetas
Apesar do nome, a lua não terá uma coloração diferente. O astrônomo explica que o nome veio de um conto, mas o fenômeno tem uma explicação científica.
“Superluas ocorrem porque a órbita da Lua ao redor da Terra, não é circular, mas levemente elíptica. Como resultado, a distância entre elas muda durante o mês. No ponto mais próximo (perigeu), ela fica a aproximadamente 362 mil km de distância. Enquanto no ponto mais distante (apogeu), essa distância chega a 405 mil km”, explica.
Próximas Superluas
Max também é um dos coordenadores do projeto. Está no clube da Ponta Negra há mais de 5 anos. O clube reunia um grande público nos arreadores da praia e do anfiteatro. Contudo, as restrições governamentais e as medidas de saúde impedem o encontro. Por outro lado, os amantes da astronomia não desanimam.
“As Superluas estão previstas para surgir nos meses de março, abril, maio e junho deste ano. Podemos ter 2 ainda”
Além da próxima superlua, o dia 26 de maio também promete ter um eclipse total.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.