Manaus, 15 de julho de 2024
×
Manaus, 15 de julho de 2024

Cidades

Manaus alcança 4,1 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção

Em maio, o Implurb emitiu mais 73 documentos e, no acumulado do ano, soma 265 certidões.

Manaus alcança 4,1 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção

Cidade de Manaus (Foto: Arquivo/Semcom)

Manaus (AM) – Com mais 91.320,78 metros quadrados de novos alvarás de construção, a Prefeitura de Manaus ultrapassou a marca de 4,1 milhões de metros quadrados na gestão municipal, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no período de janeiro de 2021 a maio de 2024.

São exatos 4.116.724,54 metros quadrados, contando com a emissão de 3.130 certidões de novos alvarás no setor da construção civil. Em maio, o órgão emitiu mais 73 documentos e, no acumulado do ano, soma 265 certidões. Em maio, o acumulado em área teve alta de 2%, com 442.633,11 metros quadrados, contra 432.951,73 metros quadrados.

“Seguimos com números positivos no ano, os quais mostram o trabalho de uma equipe técnica de competência, tanto no atendimentos on-line quanto no presencial. É uma ação que os servidores do Implurb oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus. São mais de 4,1 milhões de metros quadrados com alvará, o que tem reflexo na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.

Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, completou Valente.

Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.

LEIA MAIS: