
(Foto: Clóvis Miranda/Semcom)
Brasília (DF) – Manaus se destaca como a 4ª cidade mais sustentável do Norte, segundo novo ranking. Além da capital amazonense, Palmas (TO), Araguaína (TO), Boa Vista (RR) e Belém (PA) lideram a lista na região.
Divulgado na última semana, o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025, realizado pela Bright Cities, é pautado nos indicadores da norma ISO 37120, que apresenta métodos para orientar e medir o desempenho das cidades.
No total, os pesquisadores estudam 43 indicadores ligados a serviços básicos, prosperidade, gestão, segurança, infraestrutura e bem-estar.
Em 12 meses, Manaus subiu 74 posições no ranking geral da pesquisa, passando do 301º lugar para a 227ª posição entre as cidades brasileiras.
Entre todos os sete estados, apenas 29 municípios com mais de 100 mil habitantes participam do estudo. Além da capital, Manacapuru, Parintins e Itacoatiara também ocupam suas posições no ranking. Entre elas, a cidade de Itacoatiara recebeu a maior pontuação: 4,78.
Veja a posição de cada município:
- Itacoatiara 289
- Manacapuru 326
- Parintins 328
Nesta semana, Parintins e Manaus foram escolhidas para participar de uma iniciativa do governo federal que visa desenvolver ações climáticas de grande impacto.
Cada cidade deve realizar dois dos 100 projetos apresentados. As propostas estão relacionadas à redução das emissões de gases ligadas à crise climática e à forma como os municípios devem responder aos desafios impostos.

Foto: (Reprodução/ Bright Cities)
Classificação geral
Ao todo, 336 cidades participaram da pesquisa. No ranking nacional, lideram cidades da região Sudeste, como Barueri, Itu, Vitória e São Paulo. A capital federal ficou em 14º lugar. Veja o ranking completo aqui.
Na primeira edição da pesquisa, realizada em 2023, a capital não ficou na lista das cidades mais sustentáveis. Na classificação geral da região Norte, Itacoatiara foi a única do estado a ocupar uma vaga entre as primeiras cidades. Atualmente, o município perdeu 80 posições, ocupando o 289º lugar.
LEIA MAIS
- Construções em cidades brasileiras crescem mais que a população
- Haddad lançará plataforma de investimentos verdes, em Washington
- No coração da Amazônia, Manaus é uma das cidades menos verdes do país
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.