Manaus, 18 de janeiro de 2025
×
Manaus, 18 de janeiro de 2025

Cidades

Manaus terá primeiro hospital municipal para demandas de média complexidade

Centro deve atender procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que exigem internação de até 12 horas.

Manaus terá primeiro hospital municipal para demandas de média complexidade

Manaus (AM) – A população de Manaus contará com o primeiro Hospital-Dia da rede municipal de saúde, projetado para atender procedimentos clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos que exigem internação de até 12 horas. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (3), pela Prefeitura de Manaus e promete ampliar a oferta de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Shadia Fraxe, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a estrutura busca agilizar o atendimento de cirurgias e exames de média complexidade, proporcionando um serviço mais eficiente à população.

“A nova unidade será equipada para realizar procedimentos como colonoscopia, endoscopia digestiva, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, além de laqueadura tubária e biópsias”, explicou.

Estrutura e capacidade

O Hospital-Dia terá área construída entre 3.800 m² e 4.100 m², incluindo recepção para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas para procedimentos de médio porte e duas para pequeno porte, e enfermarias masculina e feminina com cerca de 80 leitos. Além disso, a unidade contará com espaços administrativos, cozinha, lavanderia, almoxarifado e Central de Material e Esterilização.

“O modelo de assistência intermediária do Hospital-Dia, regulamentado pelo SUS, visa integrar internação breve e atendimento hospitalar”, declara Shadia.

Segundo a gestão municipal, essa será mais uma das unidades entregues desde 2021, período em que foram construídas oito Unidades de Saúde da Família (USF), um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e uma Base Fluvial de Endemias, além da revitalização de 87 unidades de saúde.

Projeto

O prefeito de Manaus, David Almeida que apresentou, na manhã desta terça-feira, o projeto do primeiro Hospital-Dia da capital amazonense. No anúncio, realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, o chefe do Executivo municipal informou, ao lado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que a estimativa de entrega da unidade é de um ano, após a conclusão de todo o processo licitatório.

O novo hospital, será construído no parque Mosaico, na zona Oeste da capital, vai contar com área entre 3.800 metros quadrados e 4.100 metros quadrados, totalizando investimento de até R$ 15 milhões, provenientes por meio de licitação em parceria pública e privada.

Destinado a procedimentos de média complexidade, o Hospital-Dia vai oferecer serviços clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico, com internações limitadas a até 12 horas. O prefeito destacou a relevância do projeto para a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde da cidade.

“Esse hospital é um sonho da nossa gestão. Durante a campanha, uma das nossas principais bandeiras foi a construção do Hospital-Dia. Hoje, temos recursos assegurados, o projeto em mãos e estamos avançando no planejamento, que prevê cinco salas de cirurgias e duas salas de procedimentos”, destacou David Almeida.

Avanço histórico

Com a nova estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará um passo significativo na expansão da oferta de serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital promete maior agilidade no atendimento de cirurgias eletivas e exames de diagnóstico e terapêuticos, além de contribuir para a redução das filas do sistema municipal de regulação.

Hospital-Dia - Foto: Celso Maia

Hospital-Dia – Foto: Celso Maia

Serviço e estrutura

O Hospital-Dia será equipado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral. Entre os serviços previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.

A unidade terá uma estrutura moderna, que inclui recepção com capacidade para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculina e feminina, com aproximadamente 80 leitos, além de ambientes administrativos e de apoio, como cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.

Modelo inovador

O Hospital-Dia segue o modelo previsto pelo SUS, que visa oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento hospitalar convencional. Essa modalidade permite que pacientes realizem procedimentos e retornem para casa no mesmo dia, garantindo maior rotatividade nos serviços e um atendimento mais eficiente.

Desde 2021, a gestão municipal tem investido na construção e melhoria de unidades de saúde. O Hospital-Dia se soma a esses esforços, consolidando o compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer uma saúde pública mais acessível e de qualidade para a população.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: