Manaus, 3 de maio de 2024
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Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Manaus registra 75 mortes no trânsito nos primeiros meses de 2024

Somente em 24h, foram registrados quatro óbitos – o que levantou um alerta preocupante sobre o número de vidas perdidas no trânsito de Manaus.

Manaus registra 75 mortes no trânsito nos primeiros meses de 2024

O acidente que resultou na morte de duas irmãs aconteceu na avenida Brasil - (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Manaus registrou, de janeiro até a primeira semana de abril deste ano, 75 mortes em decorrência de acidentes no trânsito. Um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado, que teve 66 vítimas fatais. Os dados são do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Somente em 24 horas, foram registradas quatro mortes, todas em acidentes gravíssimos. A maioria dos acidentes envolvendo alta velocidade e consumo de bebidas alcoólicas. Em um dos casos foi o que vitimou as irmãs Vitória Natália de Souza, de 18 anos, e Maria Paula Marinho de Souza, de 15 anos, no último domingo (7), na avenida Brasil, no bairro Compensa, na zona Oeste da cidade. No veículo, estavam seis pessoas. Eles voltavam de uma festa, conforme a polícia.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro, modelo Toyota Etios, de cor prata, perde o controle e colide contra uma árvore do canteiro central da avenida. Com a gravidade da colisão, três das vítimas ficaram presas às ferragens, sendo Vitória e Maria Paula, que morreram no local, e uma outra irmã delas, que está internada. Outras três pessoas tiveram ferimentos leves.

Também no domingo, Vitória Pinheiro da Silva, de 19 anos, morreu após a motociclista que ela estava como passageira ser atingida por um ônibus, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus.

Vitória Pinheiro estava como passageira em uma motocicleta – (Foto: Divulgação)

Com o impacto, a passageira caiu no chão e a roda do ônibus passou por cima da cabeça dela, quebrando o capacete.

Já na manhã de segunda-feira (8), outro trágico acidente causado por imprudência vitimou o motociclista Irivaldo da Silva Conceição, de 36 anos. O engenheiro civil Fábio da Silva Moreira, de 40 anos, que dirigia um T-Cross branco, de placa GHB-8J91, invadiu o viaduto do complexo de Flores na contramão e atingiu em cheio a moto de Erivaldo – que estava com a esposa. O carro arrastou o casal por aproximadamente 150 metros.

Erivaldo morreu na hora. Já a mulher dele teve as duas pernas quebradas e foi levada em estado grave para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Testemunhas relataram que o motorista do carro estava embriagado e tentou suborná-las com R$ 10 mil para que o deixassem fugir do local, mas ele foi preso. Ele se negou a fazer o teste do bafômetro e foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa no trânsito.

No entanto, nesta quarta-feira (9), o engenheiro teve a liberdade provisória concedida. A decisão é da juíza Themis Lourenço. A magistrada determinou fiança de R$ 14 mil e proibiu o motorista de dirigir.

O número de acidentes com óbitos é considerado preocupante pelo chefe de operações do IMMU, Stanley Ventilari. Ele ressalta que estão atentos a essa estatística e empenhados em reduzir significativamente esses acidentes. Ventilari enfatiza que isso é resultado de uma série de fatores e que cada parte envolvida deve contribuir para a solução.

 

O motociclista Irivaldo morreu após um carro entrar na contramão – Foto: Divulgação

“Estamos atentos a essa estatística na tentativa de realmente diminuir consideravelmente esses acidentes com vítimas fatais. Porém, é uma soma de fatores. Cada um tem que fazer sua parte. Nós, enquanto órgão fiscalizador, estamos fazendo a nossa parte. Porém, o condutor precisa ter um pouco mais de consciência. É isso que nós estamos observando em vários acidentes na cidade. A imprudência do motorista ao conduzir seus veículos; seja em excesso de velocidade, limite acima do permitido da via. Muitas das vezes, fazendo uma conversão proibida, colocando em risco a população; então, o motorista precisa fazer sua parte”, pontuou.

Uma das penalidades para motoristas que infringem leis de trânsito são multas. Entretanto, Ventilari destaca que, embora tenham sido aplicadas aproximadamente 330 mil autuações em 2023, o que representa cerca de um terço da frota veicular de Manaus, ainda há condutores que persistem em desrespeitar as leis. Isso indica que as multas, por si só, não têm sido suficientes para garantir o cumprimento das regras de trânsito.

“Felizmente, a conduta de alguns motoristas insiste realmente em infringir a legislação de trânsito. Para se ter uma ideia, nós temos uma frota veiculada de aproximadamente 1 milhão em Manaus e, no ano passado, um terço da frota veicular foi autuada por conta da imprudência e irresponsabilidade de alguns condutores. Então, estamos fazendo a nossa parte, estamos ampliando a fiscalização”, complementa.

Já o especialista em trânsito Haniery Mendonça enfatiza que é preciso mais fiscalização. “Infelizmente, sem fiscalização, a população ainda fica com aquele sentimento de impunidade e acaba conduzindo o veículo de qualquer jeito, e não é bem assim. Tem que lembrar que todos os usuários têm responsabilidade sobre a segurança viária. Dirigir alcoolizado, exceder o limite de velocidade ou a velocidade de segurança para a via, isso é de suma responsabilidade também do condutor”, disse.

 

O número de acidente vem preocupando as autoridades – (Foto: Divulgação)

Corujinhas

Visando ampliar a segurança nas ruas e reduzir os índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus vai implantar radares de velocidade, conhecidos como “corujinhas”.

O IMMU anunciou que está concluindo um estudo técnico baseado nas estatísticas de acidentes com vítimas lesionadas e óbitos. A implantação deve começar pela avenida Coronel Teixeira, zona Oeste.

Os motoristas terão um período de 90 dias após a instalação desses equipamentos, proporcionando tempo para se adaptarem ao novo sistema. Esta fase é crucial para garantir uma transição suave e consciente para as novas regras de trânsito.

“O Instituto já tem todo um levantamento e, provavelmente, será implementado o quanto antes de forma que a gente consiga minimizar esses problemas. Então, nós avisaremos de forma antecipada para a população se preparar também para que não sejam pegos de surpresa”, explicou Stanley Ventilari, ressaltando o compromisso do Instituto em divulgar essas informações antecipadamente para garantir que todos estejam cientes das mudanças que serão implementadas.

O IMMU afirma que segue fazendo fiscalizações – (Foto: Divulgação/IMMU)

Dados

O IMMU registrou 3.154 acidentes de trânsito em 2023, com 254 vítimas que vieram a falecer. Apesar de uma redução no número de mortes em relação a 2022, esses números ainda são preocupantes e reforçam a importância das novas medidas de fiscalização e segurança.

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), iniciativa do governo federal, tem como meta reduzir em 50% as taxas de mortes no trânsito até 2028. As ações do plano englobam gestão e segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento e normatização e fiscalização.

No panorama nacional, dados do Atlas da Acidentalidade do transporte brasileiro mostram que, mesmo com a pandemia, o número de acidentes permaneceu alto em 2020. Isso destaca a necessidade contínua de intervenções eficazes no trânsito. Entre as principais causas de acidentes no país, estão a falta de atenção, desobediência à sinalização, excesso de velocidade e ingestão de álcool.

 

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