Manaus, 29 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 29 de fevereiro de 2024

Cidades

Manaus registrou 43 ocorrências causadas pela chuva dessa quinta-feira

Vídeos de alagamento e deslizamento de barranco foram registrados principalmente na zona Norte da cidade.

Manaus registrou 43 ocorrências causadas pela chuva dessa quinta-feira

(Foto: Redes Sociais)

Manaus (AM) – A capital amazonense registrou 43 ocorrências desencadeadas pela chuva nessa quinta-feira (1º). A Defesa Civil recebeu 18 chamadas por meio do Disque 199, envolvendo alagações, destelhamentos, desabamentos, deslizamentos e riscos de desabamento, conforme o Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Seis ocorrências de alagação foram na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Quanto aos deslizamentos, cinco aconteceram na zona Sul e um na zona Leste. Dois desabamentos foram na zona Norte, com destelhamento na zona Sul. A zona Norte concentrou oito das ocorrências.

Os moradores da rua Elias Ramiro Bentes, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, registraram o alagamento do Igarapé no Passarinho.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana registrou um total de 25 ocorrências de trânsito, via Disque 0800 092 1118, incluindo acidentes com danos materiais, acidentes com vítimas lesionadas, circulação, estacionamento irregular e semáforos. No transporte, foram registradas três ocorrências via Disque 118, incluindo autuação por má conservação de ônibus e acidente entre ônibus e caminhão.

Em um trecho da av. das Flores, também na zona Norte, ficou coberto por lama após um deslizamento de barranco. Motoristas enfrentam transtornos no trânsito por conta do ocorrido.

Orientações

Em situações de chuvas intensas, O CCC orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos. Esteja atento aos boletins meteorológicos, garanta que sua casa esteja protegida contra infiltrações e mantenha um kit de emergência com itens essenciais; como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas e medicamentos. Em caso de evacuação, siga as orientações das autoridades locais.

Além disso, esteja ciente dos pontos críticos na sua localidade, como áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes. Mantenha dispositivos eletrônicos carregados e tenha acesso a fontes de informação confiáveis, como rádio e canais de comunicação oficiais. Colabore com vizinhos e comunidade, oferecendo ajuda a quem possa precisar.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: