Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Cenário

Chuva tirou David da Aleam em dia da leitura da mensagem de Wilson Lima

Com a ausência do prefeito de Manaus, Wilson disse que independente de questão partidária, ou de quem é oposição, trabalha com união para o crescimento de Manaus e do Amazonas.

Chuva tirou David da Aleam em dia da leitura da mensagem de Wilson Lima

David não vai à Aleam para leitura da mensagem governamental (Fotos: Alex Pazuello/Secom/Dhyeizo Lemos/Semcom )

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), não compareceu ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (1°), dia em que foi realizada a leitura da mensagem governamental de Wilson Lima (UB) para iniciar o ano legislativo de 2024.

O chefe do Executivo municipal também não enviou nenhum representante para o evento, que contou com a presença de várias autoridades dos Poderes Executivo estadual, Legislativo e Judiciário.

Enquanto Wilson Lima falava sobre os desafios que o governo enfrentou em 2023 e deve enfrentar em 2024, o prefeito estava em um trecho da avenida das Torres (Governador José Lindoso), na zona Norte, onde ocorreu um deslizamento de parte de um barranco, ocasionado pela chuva que atinge a capital nesta quinta-feira, embora o acontecimento não tenha sido tão grave.

Mesmo com a ausência de David, Wilson Lima não deixou de reforçar o seu compromisso com a cidade de Manaus e mencionou um ponto importante: as Eleições municipais deste ano.

Segundo Wilson Lima, o seu posicionamento em relação a quem apoiará para a corrida eleitoral sucederá “no momento certo”.

“O que eu quero reforçar é que, em nenhum momento, isso afetará o compromisso e as entregas que a gente faz a Manaus e às cidades do interior. Vamos continuar trabalhando independente de bandeira partidária, independente de posicionamento, independente de quem é situação e quem é oposição. Esse foi o meu comportamento e esse será sempre o meu comportamento”, enfatizou o presidente do diretório estadual do União Brasil.

Após o “recado” indireto do governador ao prefeito de Manaus, ele aproveitou a oportunidade para elogiar o deputado Roberto Cidade, presidente da Casa.

“Eu quero, aqui, [..] presidente Roberto Cidade, fazer um reconhecimento da sua postura, enquanto presidente desse poder. Reconhecimento da sua postura, de alguém que conhece a realidade do interior, de alguém que enfrenta, também, dificuldades, que enfrenta desafios, mas que tem a serenidade e a tranquilidade de avaliar as situações. E tem, como principal hábito, o diálogo e isso foi importante para que a gente estabelecesse essa relação de harmonia entre o Executivo e o Legislativo”, disse.

“Nunca ‘se houve’ um período tão pacífico entre os Poderes como o momento em que nós estamos vivendo agora”, finalizou Wilson Lima.

“Intenção de faltar”

Aparentemente, o prefeito já tinha a intenção de não ir à homenagem, uma vez que, até a manhã desta quinta-feira, havia uma pauta marcada pela Prefeitura de Manaus no mesmo horário da cerimônia na Aleam.

David Almeida iria inaugurar o novo Núcleo Alternativo de Comércio (NAC) da Compensa, conhecido popularmente como “mini-shopping da Compensa”, localizado na avenida Brasil, na zona Oeste. Mas a pauta foi cancelada em cima da hora, devido à chuva que atingiu a cidade e não por causa da cerimônia na Aleam.

2023

Vele lembrar que, no ano passado, David Almeida esteve presente na leitura da mensagem governamental e parecia bem sorridente junto ao governador. Nessa época, Wilson e David tinham firmado uma aliança para um apoiar o outro nas eleições gerais que reelegeram o governador e nas municipais deste ano, na qual David Almeida deve disputar novamente a Prefeitura de Manaus.

captura-de-tela-2024-02-01-120653

(Foto: Reprodução/Aleam)

Mas até ano passado, esse laço entre os governantes afrouxou e eles se distanciaram, apesar de negarem veementemente para a imprensa. Tanto é que Roberto Cidade pode ser um dos nomes que o governador pode apoiar no pleito.

Mas no início deste ano, em entrevista à imprensa local, David cobrou o apoio de Wilson. “Da mesma forma que eu apoiei, eu espero o apoio dele agora. Eu ‘ajudei ele’ [sic] quando ele precisou e, agora, quem está precisando sou eu. E pelo nosso entendimento, essa parceria vai continuar”, afirmou Almeida.

 

LEIA MAIS: