Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

David pode eleger dois aliados de peso para a CMM

Para o analista político Carlos Santiago, o projeto político de Marcos Rotta e Renato Júnior para a CMM vai depender do resultado das eleições.

David pode eleger dois aliados de peso para a CMM

(Foto: Instagram/Renato Júnior)

Manaus (AM) – Sem comando na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito David Almeida (Avante) tem o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) e o secretário municipal de Infraestrutura de Manaus(Seminf), Renato Júnior, nomes que podem se reverter em força política na Casa Legislativa.

Sem protagonismo quando foi vice-prefeito de Arthur Virgílio (sem partido), Rotta chegou a romper com o prefeito por não ser escolhido para candidato a governador. Um ano após a filiação do PSDB, Rotta pediu a desfiliação alegando “desincompatibilidade de interesses”.

Na nota divulgada à imprensa em 2018, Rotta disse estar “decepcionado” com o desenrolar das tratativas dentro do partido.

“O que mais me entristece não é o conteúdo do que foi feito; mas a forma de como aconteceu. Somado a isso, teve a minha saída da Seminf. Saí da pasta porque me pediram para ficar apto a disputar a eleição. E, um dia antes da convenção, não tinha conhecimento das tratativas do partido. Fiquei sabendo do desfecho e dos rumos do partido pela imprensa. Houve uma falta de sensibilidade à minha posição política”, disse Rotta na nota.

A briga entre Rotta e Arthur ficou mais visível quando a ex-deputada e atual secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio (PSDB) assumiu a participação nos eventos da prefeitura.

Diferente do que era no passado, Rotta chegou a assumir, temporariamente, a Prefeitura de Manaus no lugar de David Almeida, que entrou de férias da gestão municipal no início de janeiro.

O vice-prefeito também foi escalado para defender o pedido de empréstimo de R$ 580 milhões. Rotta teve que explicar aos vereadores no que seria usado o dinheiro.

De feirante a secretário

Antes de assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior trabalhou na Feira Manaus Moderna. Após 1 ano e três meses, assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Secretário de confiança de David, Renato Júnior se transformou, também, em uma espécie de cabo eleitoral do prefeito, permanecendo ao lado de David em diversas ocasiões, seja durante vistorias de obras ou em viagens.

Em dezembro do ano passado, Renato estava com o prefeito quando ele anunciou R$ 160 milhões em emendas parlamentares destinadas para investimentos em infraestrutura.

Ascensão política

Para o analista político Carlos Santiago, o projeto político de Marcos Rotta e Renato Júnior — ambos considerados pessoas próximas do prefeito David Almeida, para disputar uma vaga na CMM, vai depender da reeleição de David.

Santiago vai além e explica que, uma vez eleitos, David também precisará ter força na CMM para que um dos aliados consiga presidir o parlamento municipal ou uma posição de destaque dentro do Legislativo.

Se David vencer as eleições, Rotta e Renato Júnior estarão próximos do poder. No entanto, se a reeleição de David não acontecer, os dois poderão não ter tanto brilho na política, mas tudo vai depender das composições eleitorais e do resultado das eleições”, disse.

LEIA MAIS: