Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Manaus tem a pior qualidade do ar por dois dias seguidos

A fumaça é consequência das queimadas que ocorrem principalmente na Região Metropolitana da capital.

Manaus tem a pior qualidade do ar por dois dias seguidos

Fumaça em Manaus (Foto: Maiara Ribeiro/Portal AM1)

Manaus (AM) – A capital amazonense amanheceu nesta quinta-feira (12) envolvida em fumaça pelo segundo dia consecutivo. A maior parte da fumaça origina-se de queimadas na Região Metropolitana de Manaus.

Nas primeiras horas da manhã de hoje a visibilidade ficou ruim para os motoristas que estavam nas ruas, fazendo também com que os prédios em algumas regiões desaparecem em meio à fumaça.

Conforme dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), que mede a qualidade do ar, Manaus está com a poluição do ar “péssimo”, principalmente nas áreas do Distrito Industrial l.

Qualidade do ar é considerada “péssima” (Foto: Divulgação/ Selva)

Nessa quarta-feira (10), Manaus ficou com o segundo pior ar para se respirar do mundo, ficando atrás apenas de Déli, a capital indiana.

Origem da Fumaça

O Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, disse por meio de vídeo nessa quarta-feira, que a fumaça que encobre Manaus está vindo dos municípios do Careiro e Autazes e é causada por agropecuaristas.

A Prefeitura de Manaus também divulgou dados que mostram que de fato, as queimadas e focos de incêndios ocorrem, principalmente, nesses dois municípios.

Só em Autazes foram 105 ocorrências, representando 20,8% do total de queimadas no estado, segundo informou a Prefeitura.

Os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas até essa quarta-feira.

LEIA MAIS: