Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Fenômeno Encontro das Águas desaparece visualmente em meio à fumaça de queimadas

Nesta quarta-feira (11), a capital amazonense voltou a registrar o segundo maior índice de poluição do ar. Defesa Civil de Manaus emitiu alerta de aumento de queimadas.

Fenômeno Encontro das Águas desaparece visualmente em meio à fumaça de queimadas

Encontro das Águas (Foto: Reprodução/ AmzLive)

Manaus (AM) – O aumento da nuvem de fumaça em Manaus nesta quarta-feira (11) fez o fenômeno Encontro das Águas desaparecer visualmente durante esta manhã.

Registros de uma câmera ao vivo, de uma transmissão do Canal da AmzLive, no YouTube, mostra que já não é possível enxergar sequer a água na região da Ponta das Lages, em frente ao fenômeno.

 

Reservatório de água da concessionária Águas de Manaus na região da Ponta das Lages e em frente ao ‘Encontro das Águas’ (Foto: Divulgação/Assessoria/Águas de Manaus)

O mapa da qualidade do ar em tempo real mostrou que a poluição do ar na capital amazonense registrou 459 µg/m³ – o segundo maior índice de poluição.

Conforme o painel World’s Air Polution, Manaus ficou atrás apenas do condado de Siskiyou, Califórnia, USA, que registrou o índice de 748 µg/m³.

No período de 1º de janeiro a 10 de outubro deste ano, 16.982 focos de calor foram registrados no Amazonas.

Localização da Ponta das Lajes e do ‘Encontro das Águas’ – (Reprodução/GoogleMaps)

Além das altas temperaturas por conta do verão amazônico e o período se estiagem (ausência de chuvas), os focos de calor aumentam por conta das queimadas em área verde tanto na capital quanto no interior do Amazonas.

De 12 de julho a 9 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBMAM) combateu 2.54 incêndios, sendo 653 em Manaus e 1.401 em municípios no interior do Amazonas.

A Defesa Civil de Manaus enviou alertas por SMS para os moradores da capital informando o aumento da quantidade de fumaça em Manaus por conta das queimadas.

LEIA MAIS: