Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Fumaça de queimadas seguida de forte chuva atinge Manaus e encobre diversos pontos

Mau tempo com muitas nuvens de fumaça, ventania e chuva deixaram a cidade em alerta nesta quarta-feira (20).

Fumaça de queimadas seguida de forte chuva atinge Manaus e encobre diversos pontos

(Foto: Reprodução/Twitter)

Manaus (AM) – Oito dias após o governador Wilson Lima (UB) decretar Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus, a capital foi encoberta por nuvens de fumaça nesta quarta-feira (20).

As ações têm estimativa de investimentos de R$ 100 milhões e vão envolver cerca de 30 órgãos da administração direta e indireta do governo estadual.

Por conta da grande nuvem de fumaça sobre a cidade, as operações de pousos e decolagens sofreram alterações no Aeroporto Eduardo Gomes, por conta do mau tempo, conforme informações obtidas pelo Portal AM1, de passageiros que aguardavam no terminal de embarque.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Vinci Airports Brasil ainda não se manifestou sobre as operações do aeroporto nesta quarta.

A Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como “ponte sobre o Rio Negro”, foi totalmente encoberta pela nuvem de fumaça de queimadas. Apesar da grande concentração de nuvem de fumaça, o local não foi fechado para o trânsito de veículos.

Registro de imagens mostram o antes e depois da Ponte do Rio Negro, nesta quarta

Há relatos de ocorrências de destelhamentos de casas nas zonas Norte e Leste de Manaus.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município de Manaus, registrou até as 12h, em razão da chuva que afetou o início da tarde na cidade, cinco ocorrências em bairros das zonas Norte e Leste: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura.

No bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, moradores relatam que choveu granizo.

A visibilidade da área portuária, no Centro de Manaus, também foi atingida pela nuvem de fumaça.

Ruas e avenidas de Manaus também foram invadidas pela fumaça, que fez com que motoristas redobrassem os cuidados no trânsito.

Incêndios

A capital amazonense tem registrado uma onda de calor com recordes de altas temperaturas em agosto e setembro, por conta da ausência de chuvas.

Isso contribui significativamente para que a cidade registrasse cerca de 500 casos de incêndios, só nos últimos dois meses, conforme dados obtidos pelo Portal AM1 junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

De 12 de julho a 17 de setembro deste ano, o órgão atendeu a 1.193 ocorrências de incêndios, sendo 473 só em Manaus, conforme informou o órgão.

Alerta

No total, 32 municípios estão sendo acompanhados de perto pelo Governo do Amazonas na operação Estiagem 2023, com ajuda humanitária em municípios de difícil acesso.

Conforme o governo do Amazonas, 4 municípios já se encontram em situação de emergência: Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, na calha do Alto Solimões, Envira e Itamarati, na calha do Juruá.

Outras 15 cidades estão em situação de alerta e 13 em estado de atenção. Nesses locais, há ausência de chuvas nos últimos meses – o que aumenta ainda mais a seca dos rios e lagos.

O decreto de Situação de Emergência Ambiental, assinado pelo governador Wilson Lima, entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos pelo prazo de 90 dias.

Medidas de apoio

Entre as medidas anunciadas estão o apoio às famílias afetadas com o envio de ajuda humanitária; distribuição de kits de higiene pessoal; hipoclorito de sódio; além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.

O governador ressaltou que os investimentos feitos ao longo dos últimos anos possibilitam que, hoje, o estado dê uma pronta-resposta para o atendimento das populações afetadas pela estiagem.

*Matéria atualizada às 13h para incluir o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil

LEIA MAIS: