Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Comitê de Combate à Corrupção quer fiscalização da CMM sobre vacinas

Um dos objetivos do Comitê é criar uma Comissão Especial de Vereadores com a finalidade de fiscalizar a vacinação contra a covid-19 em Manaus

Comitê de Combate à Corrupção quer fiscalização da CMM sobre vacinas

Foto: Divulgação

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), que seja convocada uma reunião extraordinária para criar Comissão Especial de Vereadores com a finalidade de fiscalizar a vacinação contra a covid-19, realizada pela Prefeitura de Manaus.

Na solicitação, os representantes do Comitê avaliam que, se for o caso, sejam promovidas, também, convocações de gestores municipais para prestar esclarecimento sobre as denúncias de irregularidades.

Em caso de comprovação, que sejam indicadas medidas administrativas e judiciais aos órgãos competentes, conforme atribuições da CMM, definidas na Lei Orgânica do Município de Manaus – Loman.

O Plano de Vacinação em Manaus, porém, é de responsabilidade do governo estadual. Nessa quarta-feira (20), inclusive, a Prefeitura de Manaus suspendeu a vacinação em profissionais de saúde até que o Estado mande outro plano com reorganização da distribuição de vacinas.

No último dia 18, David Reis disse ao Portal AM1 que a CMM não tem estrutura para atuar como um órgão auxiliar do governo estadual e que essa atividade é exclusiva da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Leia mais: CMM só vai discutir falta de oxigênio se afetar rede municipal de saúde

A declaração foi dada no contexto da crise de falta de oxigênio na capital e em todo o Amazonas.

“Os hospitais que estão com falta de oxigênio são de responsabilidade do Estado e, discutir auxílio, é totalmente inerente à Aleam. A CMM não tem como ser órgão auxiliar do governo. Graças a Deus, o prefeito David Almeida conseguiu manter o estoque de oxigênio na rede municipal de saúde”, declarou o presidente da CMM.

O vereador acrescentou que os vereadores estão tirando dinheiro do próprio bolso para ajudar as pessoas que vão até eles, mas destaca que muitos parlamentares optam por não divulgar essas ações nas redes sociais.