Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Em meio à pandemia, Manaus fica sem energia e água

A interrupção de energia elétrica também atingiu os municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo

Em meio à pandemia, Manaus fica sem energia e água

Manaus (Divulgação)

Em meio à pandemia que atinge o mundo com a rápida proliferação do novo coronavírus, o (Sars-Cov-2), e com o Amazonas em estado de calamidade pública, Manaus voltou a registrar outro apagão na energia elétrica nesta terça-feira, 24, deixando diversos bairros sem luz.

Segundo a Amazonas Energia, em nota, o blecaute foi registrado por volta das 11h50 e atingiu toda a capital amazonense, além dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo. Desde domingo, manauaras vêm relatando cortes de energia. 

Em nota, a concessionária informou que o corte foi “provocado pelo desligamento intempestivo das linhas de 500 kV do Sistema Interligado Nacional (SIN), no trecho Silves/Manaus”. Conforme o diretor-presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, o fornecimento de energia está retornando gradativamente.

“Nós tivemos um novo desligamento do Linhão do Tucuruí, no trecho entre Silves e Manaus. O Linhão do Tucuruí são duas linhas em 500 kv, operados pela operadora nacional do sistema e houve um desligamento similar ao que houve no domingo. Já retornou, a previsão é que em 30 a 40 minutos quase toda a cidade será restabelecida”, disse Tarcísio Rosa.

Sem água

Assim como no domingo, o fornecimento de água em Manaus também foi afetado devido ao blecaute de energia elétrica. Segundo a Águas de Manaus, todas as regiões da capital foram atingidas.

“As quatro estações de tratamento da capital (Ponta do Ismael I e II, Ponta das Lajes e Mauazinho) e todos os Centros de Produção de Água Subterrânea (CPAS) administrados pela concessionária foram desligados. Ainda não há prazo de restabelecimento por parte da concessionária de energia elétrica. Bairros em toda a cidade de Manaus podem apresentar oscilações no abastecimento de água nas próximas horas”, disse a concessionária, em nota.

Veja a nota da Águas de Manaus:

“A Águas de Manaus informa que devido ao blecaute que deixou a cidade sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (24), a produção e distribuição de água tratada foram afetadas em todas as regiões da capital. As quatro estações de tratamento da capital (Ponta do Ismael I e II, Ponta das Lajes e Mauazinho) e todos os Centros de Produção de Água Subterrânea (CPAS) administrados pela concessionária foram desligados. Ainda não há prazo de restabelecimento por parte da concessionária de energia elétrica. Bairros em toda a cidade de Manaus podem apresentar oscilações no abastecimento de água nas próximas horas.

A Águas de Manaus pede que as pessoas façam o uso consciente da água neste período e seguirá trabalhando para normalizar a situação no menor tempo possível e informará o prazo de restabelecimento no decorrer do dia. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464.”