Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Enfermeiros orientam sobre o controle do contágio pelo coronavírus

A equipe de enfermagem da Segeam tem atuado em instituições de Manaus, geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam)

Enfermeiros orientam sobre o controle do contágio pelo coronavírus

Foto: Divulgação

O período de isolamento após a confirmação do diagnóstico de Covid-19 é tão importante quanto o próprio tratamento, uma vez que ajuda a proteger do contágio, pessoas do convívio social, incluindo familiares e amigos.

Autoridades em saúde têm afirmado que o ideal é que haja um afastamento, por pelo menos 14 dias, após o início dos sintomas, que podem incluir dor de garganta, tosse, febre e dificuldades respiratórias, se assemelhando, por muitas vezes, aos de uma gripe comum.

Ela explica que a equipe de enfermagem da Segeam tem atuado em instituições de saúde de Manaus, geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), denominadas unidades de ‘portas abertas’, como os Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e João Lúcio, os maiores HPSs do Amazonas.

Orientações

A enfermagem também auxilia na orientação aos pacientes internados e de alta médica hospitalar, assegurando que eles deixam a unidade com informações suficientes para manterem a si e aos seus familiares em segurança.

Entre as orientações, estão: manter o isolamento pelo período determinado pela equipe de saúde; deixar fora de casa os calçados usados na rua; usar máscaras ao sair de casa; usar álcool gel 70% sempre que precisar acessar ambientes coletivos, garantindo a higienização das mãos; ao voltar para a casa, tomar banho e deixar a roupa utilizada em um local seguro, evitando contato até a lavagem, entre outros.

Os pacientes também são orientados quanto ao uso das medicações prescritas e a separar materiais de higiene e utensílios de uso pessoal dos demais utilizados pela família ao retornar para a casa.

As medidas podem ajudar a evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Talheres, copos, toalhas, tudo isso deve ser de uso exclusivo desse paciente. Também orientamos a evitar visitas de pessoas idosas, principalmente as que apresentam comorbidades, e que fazem parte do grupo de risco para a COVID-19”, explicou o enfermeiro emergencista Marcos Paulo, supervisor da equipe de enfermagem da Segeam no HPS João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.

Medida de prevenção

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, ainda, que as medidas de proteção incluam lavar as mãos com água e sabão ou com desinfetantes para mãos à base de álcool; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação.