Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

FVS diz que caso de coronavírus no Amazonas é fake news

Segundo nota da FVS, não há nenhum caso de coronavírus confirmado no Amazonas e também no Brasil

FVS diz que caso de coronavírus no Amazonas é fake news

(Foto: Reprodução/ Internet)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu uma nota nesta segunda-feira, 27, negando uma morte por coronavírus no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus.

Segundo a nota, no Amazonas e no Brasil não há nenhum caso do vírus , que se espalhou pela China e já chegou a América do Norte.

A Gerente Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs), da FVS, Liane Sousa, afirma que a fundação está preparada para combater os casos da contaminação caso aconteçam.

“No dia 16 deste mês, foi realizada uma capacitação de profissionais que atuam na rede de urgência e emergência, a fim de alertar e preparar a rede de saúde para casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG)”, disse. 

A gerente explicou ainda que a FVS vem fazendo o monitoramento, e casos de contaminação por coronavírus só podem ser confirmados após a análise da história epidemiológica do paciente.

“Para que um caso seja confirmado, o paciente precisa ter vindo da China, nós analisamos o histórico dele, princialmente porque os sintomas do coronavírus são muito parecidos com uma da gripe comum”, acrescentou. Segundo ela, a melhor forma de combater o vírus, caso ele chegue na região é ter hábitos de higiene.

Confira a nota:

“A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que é falsa a notícia de uma morte por coronavírus no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conforme a FVS, não há nenhum caso de coronavírus confirmado no Amazonas e também no país.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Informações desse tipo, que estimulam pânico, sem fonte oficial, não devem ser encaminhadas ou reproduzidas sem os devidos cuidados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A dica é buscar a notícia em fontes seguras de informação, como veículos de comunicação conhecidos e com credibilidade.”