US - R$ 4,08

×

Passagens de ônibus em Manaus serão pagas somente por cartão

Segundo decreto do prefeito a medida permite maior segurança aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte público da capital

(Divulgação)

O pagamento da tarifa única do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros de Manaus, no modo convencional, será efetuado, exclusivamente, por meio eletrônico, com a utilização de ‘smart card’, já a partir da segunda quinzena de novembro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quinta-feira, 19, e assinada pelo prefeito Arthur Vigílio Neto, junto com o secretário municipal chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto.

No documento, a prefeitura requisita que, no prazo de até 60 dias, a portaria seja atendida e que, no mesmo período, as empresas concessionárias do serviço de transporte público de Manaus adotem as medidas necessárias ao cumprimento da determinação, a fim de universalizar o acesso aos bilhetes eletrônicos.

O decreto afirma, também, a necessidade da adoção de medidas que permitam maior segurança aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte público da capital, bem como a necessidade de sistematizar o pagamento das tarifas e as medidas que permitam a maior transparência no fluxo de receitas do sistema.

No entanto, a medida não faz referência ao que será feito com os cobradores de ônibus, o que preocupou o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Manaus, Gilvancir Oliveira, que esteve presente na prefeitura de Manaus na manhã desta sexta-feira, 20, para buscar esclarecimentos.

“Após ter conhecimento deste decreto, vim correndo para a prefeitura para pedir explicações, para saber as intenções do prefeito. Acredito que as intenções dele devem ser as melhores, mas esse decreto poderá sim extinguir nossa categoria e é sobre esse assunto que estou na prefeitura”, diz Givancir informando que irá tentar outra forma de ajudar o prefeito sem que hajam demissões. 

Confira a publicação:

Faça um comentário