Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

‘Pode ter sido o maior incêndio urbano de Manaus’, diz Defesa Civil

Foram mais de três horas de um intenso trabalho de combate, que envolveu todo o efetivo da capital e reforços da Região Metropolitana de Manaus

‘Pode ter sido o maior incêndio urbano de Manaus’, diz Defesa Civil

O Incêndio durou mais de três horas e atingiu 600 casas no bairro Educandos - (Foto: Divulgação)

O incêndio de grandes proporções que atingiu 600 residências na noite de segunda-feira, 17, no bairro Educandos, zona Sul de Manaus, foi controlado, informou o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Coronel Josemar Santos. Foram mais de três horas de um intenso trabalho de combate, que envolveu todo o efetivo da capital e reforços da Região Metropolitana de Manaus.

“Esse pode ser o maior incêndio urbano da cidade de Manaus”, comentou o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Hermógenes Rabelo, e  disse, ainda, que com o controle do incêndio as ações se voltam ao trabalho de identificação das famílias. Imagens de satélite da área deverão ajudar a identificar as residências. 

O Incêndio durou mais de três horas e atingiu 600 casas no bairro Educandos – (Foto: Divulgação)

“Depois de controlado o sinistro, vamos fazer o levantamento das famílias desalojadas, identificar cada família para que o governo e a prefeitura façam o atendimento e iniciem a ajuda humanitária”, disse Rabelo.

Supostas causas

Segundo o secretário de segurança, coronel Amadeu Soares, informações preliminares apontam que o incêndio teria iniciado após a explosão de uma panela de pressão em uma das residências.

“As informações preliminares dão conta de que o incêndio começou com uma panela de pressão. O vento estava muito forte na hora e ajudou a alastrar e se transformou nesse incêndio de grandes proporções”, disse.

Com o vento e o intenso calor as chamas se alastraram rapidamente – (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil vai abrir uma investigação para apurar as causas do incêndio, disse o delegado Divanilson Cavalcante. O caso ficará no 2° DIP. O Instituto de Criminalística será responsável pela perícia para identificar as causas do incêndio.

Sob Controle

“O trabalho agora é o rescaldo do incêndio e o redirecionamento das famílias para os abrigos. A Polícia Militar vai permanecer no local para evitar que ocorram crimes, como furtos na área. A Polícia Militar interviu de maneira célere. Muitas pessoas já foram para casas de parentes e outras serão redirecionadas para abrigos”, afirmou o secretário de segurança.

Cerca de 50 policiais militares foram deslocados para a área, segundo o subcomandante da PM, Coronel Ayrton Norte. Além da contenção, os policiais também viabilizaram a remoção de veículos estacionados e que dificultavam a entrada dos bombeiros. O incêndio ocorreu na Rua Nova, em uma comunidade denominada ‘Favela do Bodozal’.