Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Prefeitura diz que Samel não seguiu normas internas para liberação de equipamentos

Em vídeo, presidente do Grupo Samel acusa prefeito de se apropriar de materiais do Hospital de Campanha

Prefeitura diz que Samel não seguiu normas internas para liberação de equipamentos

Foto: reprodução/Instagram

A prefeitura de Manaus rebateu as falas do presidente do Grupo Samel, Luiz Alberto Nicolau, que acusou o prefeito Arthur Virgílio Neto de se apropriar de equipamentos do Hospital de Campanha Gilberto Novaes. Em nota de repúdio, o Executivo Municipal afirma que a Samel não seguiu normas internas para liberação dos materiais da unidade.

“Submetido ao princípio da legalidade, o município repudia a ação, vez que a saída de qualquer equipamento, de qualquer órgão público, está necessariamente vinculada a procedimentos administrativos, por meio de ofício, requisição ou algum expediente solicitando esse material. Isto não ocorreu.”, esclareceu.

Mais cedo, o empresário gravou um vídeo em suas redes socais ao lado de um oficial do Exército, no qual alega que a prefeitura se recusou a emprestar os equipamentos doados pela Samel e o Instituto Transire ao hospital de Campanha a Operação Acolhida, em Boa Vista (RR).

“Nós estamos sendo impedidos de levar os materiais que não estão sendo utilizados. O investimento deste hospital foi todo privado. Aqui não tem dinheiro público, não. E vocês estarem agora negando que a gente possa ajudar no momento de maior urgência é um absurdo”, diz Luiz Alberto Nicolau em um trecho do vídeo.

Ainda na postagem, o administrador criticou a postura da prefeitura e sustentou que a mesma criou “entraves burocráticos para doar o que não é deles”. Ele adiantou, ainda, que o Grupo Samel deverá acionar à Justiça para reaver os equipamentos doados.

A prefeitura, que é gestora da unidade de saúde, afirmou na nota que foi pega de surpresa pela ação do empresário juntamente com uma guarnição do Exército Brasileiro (EB).

“É preciso ressaltar que muitos dos equipamentos instalados no hospital de campanha municipal são oriundos de benefícios concedidos por decisão da Justiça Federal, como o tomógrafo doado a Manaus, pelo Instituto Transire, por sua obrigação de investir em P&D, através da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).”, diz.

Ainda de acordo com o Executivo, os procedimentos e normativas já foram explicadas ao grupo Samel e aos membros do Exército Brasileiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM).

“A Prefeitura de Manaus reitera que desde o primeiro momento se mantém disposta a ajudar qualquer ente que necessite dessa estrutura, desde que siga o que preconiza as normas legais, de forma que, futuramente, seja possível o inventário dos equipamentos regulados e legalizados, bem como a imprescindível e rigorosa prestação de contas.”, finalizou.